Turismo

Fernando de Noronha quase não tem ataques de tubarões e especialistas explicam

Segundo pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, o arquipélago não sofre com degradações em seu ambiente, o que geralmente influencia no aparecimento de tubarões perto da costa

09 Mar 2023 - 16h31 | Atualizado em 09 Mar 2023 - 16h31
Fernando de Noronha quase não tem ataques de tubarões e especialistas explicam Lorena Bueri

Em menos de 24 horas, entre domingo (05) e segunda-feira (6), 2 ataques de tubarões foram relatados na região do grande Recife, em Pernambuco, e nesse ano de 2022 já contabilizam 3 ataques. Fernando de Noronha, pertencente ao estado de Pernambuco, se encontrando a 350 Km do litoral pernambucano, não contabiliza casos recentes de ataques de tubarões a banhistas. O órgão que monitora os casos, o CEMIT, Comitê Estadual de Monitoramento de Acidentes com Tubarões, registrou apenas 10 casos na ilha desde 2004, sendo que nenhum acabou em mortes.

Especialistas dizem que ataques de tubarões podem ocorrem em qualquer parte costeira do mundo, porém o que muda é a frequência desses casos, diz o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a UFRPE, Paulo Oliveira. "Os incidentes são menores porque lá é um ambiente mais equilibrado. Geralmente estas ocorrências constantes estão atreladas a degradações costeiras, ao desequilíbrio ecológico. Em Fernando de Noronha sempre foi muito pontual. Há muitas pessoas que visitam, entram na água, que mergulham. Se fosse algo mais corriqueiro, saberíamos mais rápido" completa o professor.

Em Fernando de Noronha, por ser uma área protegida ambientalmente, os tubarões encontram um equilíbrio, no qual não necessitam sair para caça, pois por ser um local com ecossistema equilibrado, há bastante fartura de alimentos, peixes e outros animais marinhos, para sua dieta. Outro importante fator, que difere da área de Recife e arredores, é que não existem canais que possam trazer os animais para a costa. Em Recife esses canais paralelos a costa são responsáveis por levar peixes e os tubarões próximos às costas, nas praias. Áreas próximas a portos são mais propensas a ataques de tubarão, pois foram degradadas para a construção do próprio.


Tubarão se alimentando de peixes, que faz parte de sua dieta (Foto Reprodução/Twitter)


Apesar de haver incidentes isolados, os que houveram, alguns foram graves, como o caso do primeiro registro, no ano de 2015, onde um turista do Paraná, de 33 anos foi mordido na mão e no antebraço, perdendo parte desse membro. Em 2022 outro incidente, uma menina de 8 anos de idade sofreu uma mordida em sua perna e teve também o membro amputado. Os casos ocorreram em uma das praias mais conhecidas, a praia do Sueste.

O professor complementa, “É muito comum que os turistas queiram tirar fotos de cardumes, mas sempre onde há cardumes, há a possibilidade de existir um grande predador. É possível que nesses casos algum tubarão apareça e acabe batendo sem querer nesses banhistas.”

Cabe frisar que a carne humana não faz parte da dieta dos tubarões, a maioria deles se alimentam de peixes menores e invertebrados. Tubarões de tamanhos maiores incluem em sua dieta mamíferos marinhos maiores, como focas e leões marinhos.

Foto Destaque: Fernando de Noronha – Foto reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo