Notícias

Federal Reserve incentiva mudança em controle de inflação nos EUA

Devido ao salto na inflação americana, oficiais do banco central dos EUA reforçam uma postura com maiores restrições com o objetivo de controlar esse aumento.

12 Out 2022 - 20h30 | Atualizado em 12 Out 2022 - 20h30
Federal Reserve incentiva mudança em controle de inflação nos EUA Lorena Bueri

Com o objetivo de cumprir a meta do banco central dos Estados Unidos para reduzir a inflação, oficiais do Federal Reserve (Fed) concordaram que é necessário aderir à mudança de postura mais restritiva — mantendo a mesma por algum tempo —, conforme mostra nesta quarta-feira (12) a ata da reunião do mês passado.

Diversos diretores do Fed ”enfatizaram que o custo de tomar poucas medidas para reduzir a inflação provavelmente supera o custo de tomar muitas medidas” mostra as atas da reunião de 20 a 21 de setembro.

Durante a reunião, diversos diretores disseram que aumentaram suas avaliações sobre o percurso dos aumentos das taxas de juros que certamente serão necessários para chegar às metas do comitê. Após essas declarações, muitos dos participantes disseram que seria importante “calibrar” o ritmo de política monetária com o intuito de mitigar o risco de reações adversas.

O Fed elevou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual pela terceira vez consecutiva na reunião de setembro, em uma tentativa de reduzir a inflação das máximas de 40 anos. Jerome Powell, presidente do Fe, prometeu posteriormente que “continuará assim até estarmos confiantes de que o trabalho está feito”.


                           

                                           Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Foto:Reprodução/ETC)


O banco central dos EUA veem uma necessidade urgente de contornar a inflação, temendo o risco de se tornar incorporada, mesmo que o aperto agressivo da política monetária faça com que o desemprego sofra um aumento.

O resultado do tom mais duro do Fed, tem sido grandes perdas para os mercados de ações dos EUA, um dólar em ascensão e rendimentos de dívidas do governo em alta, consequências que agravam as condições fracas nos mercados globais.

Projeções divulgadas na reunião de setembro, realizada pelos formuladores de políticas, mostram a taxa básica de juros o Fed, que atualmente encontrasse na faixa de 3% a 3,25% — sendo a maior registrada desde 2008 —, subindo para a faixa de 4,25% a 4,50% até o final de 2022, chegando a 4,50% a 4,75% em 2023.

Praticamente nenhuma melhora ocorreu na inflação segundo dados recentes, mesmo com o aperto agressivo do Fed e os salários continuam crescendo com um mercado de trabalho vigoroso.

 

Foto Destaque: Fachada do Federal Reserve / Reprodução: TradeMap

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo