Celebridades

Família de George Floyd prepara processo contra Kanye West

A família de George Floyd, em nome de sua filha menor de idade, planeja processar Kanye West sobre as falsas alegações do rapper a respeito do assassinato ocorrido em 2020.

18 Out 2022 - 18h40 | Atualizado em 18 Out 2022 - 18h40
Família de George Floyd prepara processo contra Kanye West Lorena Bueri

A família de George Floyd planeja processar Kanye West e seus associados em U$250 milhões (pouco mais de R$ 1 bilhão, na cotação atual) por danos causados pelas falsas declarações do rapper a respeito do assassinato ocorrido em 2020.

Roxie Washington, que é mãe da filha de Floyd, planeja entrar com o processo em nome da criança, que é menor de idade. A família está acusando West, seus parceiros de negócios e associados de assédio, apropriação indébita, difamação e inflição de sofrimento emocional.

De acordo com um comunicado emitido por sua equipe jurídica, a família de Floyd emitiu uma carta de cessação e desistência a Kanye West sobre seus comentários durante o podcast Drink Champs, onde o rapper afirmou falsamente que George Floyd não foi assassinado pelo ex-policial Derek Chauvin, mas que morreu por uso de fentanil.

O comunicado não deixa claro se a família também pretende agir juridicamente contra Candace Owens, já que West tirou a alegação sobre a morte de Floyd de seu novo documentário, produzido pelo Daily Wire, The Greatest Lie Ever Sold (A maior mentira já vendida, em tradução livre).

"Eu assisti ao documentário de George Floyd que Candace Owens lançou. Uma das coisas que seus dois colegas de quarto disseram, foi que eles queriam um cara alto como eu e, no dia em que ele morreu, ele fez uma oração por oito minutos. Eles usaram o fentanil.” O rapper alega em sua participação no podcast.

“Se você olhar, o joelho do cara não estava nem no pescoço dele assim”, disse West sobre o ex-policial, que foi condenado por assassinar Floyd segurando o joelho no pescoço e nas costas de Floyd, privando-o de oxigênio e causando lesão cerebral e paragem cardíaca.


Comunicado emitido por advogados da família de George Floyde. (Foto: Reprodução/Twitter)


A declaração jurídica da família de George Floyde acusa o rapper de conscientemente fazer “declarações flagrantemente falsas” sobre a morte de Floyd para “promover sua marca e aumentar o valor e a receita de marketing para si mesmo, seus parceiros de negócios e associados”.

Embora não haja fundamentos legais para apresentar uma ação de difamação em nome de uma pessoa falecida, os advogados que a família de Floyd contratou para esse processo parecem prontos para argumentar que as declarações falsas de West sobre Floyd tiveram um efeito igualmente prejudicial em sua família e filha.

“Os interesses da criança são prioritários”, disse Nuru Witherspoon, do Witherspoon Law Group. “A filha de George Floyd está sendo traumatizada pelos comentários de Kanye West e ele está criando um ambiente inseguro e insalubre para ela.”

As falsas declarações de West sobre Floyd, bem como seus comentários antissemitas, feitos durante o podcast Drink Champs, imediatamente causaram um alvoroço depois que o episódio foi lançado no último fim de semana. Na sequência, um dos apresentadores do programa, NORE, emitiu um pedido de desculpas e o episódio acabou sendo retirado das plataformas de streaming e do YouTube.

Ao falar com a Rolling Stone, Lee Merritt – outro advogado que já trabalhou com a família de Floyd, mas não está envolvido neste processo - disse que a família de Floyd se sentiu “traída” pelos comentários de Kanye West, especialmente considerando que o rapper disse anteriormente que fez doações significativas para a família de Floyd e estabeleceu um fundo universitário para sua filha.

Em seu comunicado, os advogados ainda pediram que Kanye West delete o vídeo da entrevista e que ele não fale mais sobre George Floyd.

Foto Destaque: Kanye West. Reprodução: NPR.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo