Saúde

Falta de higiene íntima pode levar a perda do órgão sexual masculino

Diante a desinformações, muitos homens ainda não sabem como lavar o pênis de forma adequada. O Brasil é um dos países que mais registra casos de câncer de pênis que está diretamente ligado com a higiene íntima e tratamento da fimose.

23 Jul 2022 - 17h30 | Atualizado em 23 Jul 2022 - 17h30
Falta de higiene íntima pode levar a perda do órgão sexual masculino Lorena Bueri

Dados da (SBU) Sociedade Brasileira de Urologia, apontam que 500 homens têm o órgão genital amputado por ano em consequência do câncer de pênis. As amputações estão diretamente ligadas com má higienização do local. 

Grande parte dos homens ainda desconhecem a importância de fazer uma higiene de forma adequada, e às vezes, nem sabem qual é a forma ideal. 

“O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de pênis, o que é facilmente evitável com a higiene íntima e tratamento da fimose. A desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram por câncer de pênis”, comenta em reportagem ao G1, o urologista Ubirajara Barroso Jr., especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do hospital da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em entrevista ao portal G1, o urologista e especialista em cirurgias minimamente invasivas e cirurgia robótica, Rafael Neri,  comenta que o câncer de pênis representa 2% de todos os cânceres em homens. “Parece pouco, mas o Brasil é um dos campeões. Estamos disputando com Quênia, Uganda, Egito e Índia. E uma das formas de evitar, de prevenção é a limpeza correta do pênis", afirma o urologista.

Como fazer uma higienização de forma adequada?

Apesar da proporção que pode se tornar, a lavagem é simples e deve ser feita apenas com água e sabão. Para limpar o pênis, o homem precisa esticar o prepúcio e expor a glande para fora.

“A urina embaixo da pele (prepúcio) é ácida e pode causar fibrose, inflamação. A lavagem feita com água e sabão salva todo o risco de ter um tumor de pênis ou doença mais grave. Também vale ressaltar que não é necessário lavar o pênis a cada micção ou passar alguma pomada, antisséptico”, o Ubirajara Barroso.


(Foto Destaque: Reprodução/Pixabay)


Saiba como se prevenir para não adquirir o câncer de pênis

O câncer de pênis não é tão comum, mas existe. E ele pode ser mutilante e letal.

"Segundo a IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), o Brasil carrega uma marca muito triste, fomos o pior país com maior número de casos de câncer de pênis no mundo proporcional por habitante. Isso basicamente concentrado em Norte-Nordeste. Carregamos essa bandeira triste, nada louvável. É um câncer mais agressivo e quando os homens procuram ajuda, já está avançado. É um câncer evitável, água e sabão já ajudam", diz Rafael Neri.

Esse tipo de tumor está relacionado, em sua grande maioria, à má higiene do pênis e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o HPV. Segundo Neri, de 30% a 40% dos casos de câncer de pênis estão relacionados com HPV. Por isso, é importante que os meninos de 11 a 14 anos tomem a vacina, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

O tratamento vai depender do quão rápido foi feito o diagnóstico. “O diagnóstico precoce trata quase 100% dos pacientes. Pode-se fazer uma biópsia e tirar o tumor com uma margem de segurança, preservando o órgão. No entanto, em casos mais avançados é preciso amputar o pênis, parcial ou totalmente”, explica Barroso.

Atente-se aos alertas:

Pele do pênis com alteração de cor ou mais espessa, feridas, nódulos, vermelhidão, verrugas, coceira, sangue na urina, ardência e pontinhos brancos na cueca podem ser sinais de cãncer de pênis. 

A incidência deste tipo de câncer aumenta com a idade, atingindo o pico entre 50 e 70 anos. O homem deve suspeitar de qualquer alteração no pênis, como caroços/verrugas que não saem, feridas que não cicatrizam, secreções saindo do prepúcio, área vermelha endurecida, sangramentos vindos da glande e coceiras. Caso perceba algum desses sinais, deve procurar um médico.

(Foto Destaque: shutterstock/nito)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo