Na última terça-feira (29), um dos filmes natalinos mais conhecidos das últimas décadas, "Simplesmente Amor", ganhou um programa especial em comemoração aos seus 20 anos de lançamento, onde os atores e o diretor Richard Curtis, falaram sobre a produção com a jornalista-americana, Diane Sawyer.
Transmitido à noite nos Estados Unidos, o especial intitulado "The Laughter & Secrets of Love Actually: 20 Years Later", trouxe à tona uma declaração curiosa de Curtis. As palavras "Incomodado" e "um pouco estúpido", foram utilizadas por ele para descrever algumas de suas reações sobre a comédia romântica lançada em 2003, que ao longo dos anos acabou se tornando um clássico do natal sendo bastanta assistida também em outras épocas do ano.
Chamada divulgada para o especial "The Laughter & Secrets of Love Actually: 20 Years Later - A Diane Sawyer Special" (Reprodução/YouTube).
Em entrevista publicada pelo site Entertainment Weekly (eventualmente abreviado por EW), nesta quarta-feira (30), referente ao programa, o diretor falou que gostaria de alterar certos elementos da produção, especialmente a falta de diversidade de seus personagens. "Existem coisas que você mudaria, mas, graças a Deus, a sociedade está mudando, então meu filme está fadado a parecer desatualizado", foram as palavras de Curtis que continou, "A falta de diversidade me deixa desconfortável e me faz sentir um pouco estúpido".
Outro ponto levantado, foi a questão das três histórias sobre patrões e pessoas que trabalham para eles, o que leva a diversas interrogações a respeito das atividades de poder quando uma relação profissional se torna uma relação íntima como o caso extraconjugal entre Harry (Alan Rickman) e a sua secretária (Heike Makatsch), o namoro entre o Primeiro-Ministro David (Hugh Grant) e a funcionária Natalie (Martine McCutcheon), e a crescente aproximação entre o escritor Jamie (Colin Firth) e a sua empregada doméstica Aurélia (Lúcia Moniz).
Primeira parte do especial (Reprodução/YouTube).
Os atores Hugh Grant, Emma Thompson, Bill Nighy, Laura Linney, Thomas Brodie-Sangster, Martine McCutcheon e Olivia Olson, durante o programa, manifestaram muita satisfação em integrarem o elenco dessa produção tão devota dos fãs e por isso tão longeva. "É espantosa a forma como entrou no léxico. Tive pessoas que vieram ter comigo a dizer 'Ajudou-me a passar pela minha... quimioterapia'. Ou 'Ajudou-me a passar pelo meu divórcio'. Ou 'Vejo-o quando me sinto só'. É amado. E é uma coisa maravilhosa de se fazer parte", falou Bill. "Acho que, quando se acerta, os filmes podem ajudar a relembrar como as coisas podem ser adoráveis e como existem uma série de coisas que podemos passar ao lado e são, de facto, os melhores momentos das nossas vidas", destacou Curtis, que também se mostrou orgulhoso por ver sua mensagem sobre o amor prevalecer em qualquer circunstância e impactar as pessoas além das festas de final de ano.
Segunda parte do especial (Reproducão/YouTube).
Vale lembrar que o longa entrelaça as histórias de oito casais, tendo a cidade de Londres como cenário principal, tendo seu ápice na noite de natal, pois como citado no filme: “no natal a gente fala a verdade”.
O filme "Love Actually", no original, está disponível para aluguel pelo YouTube, Apple TV e Google Filmes. Nomes como Andrew Lincoln, Keira Knightley, Hugh Grant e Liam Neeson integram o elenco.
Foto Destaque: Cartaz do filme "Simplesmente Amor" Reprodução/Universal Pictures.