Notícias

Falcão robótico é utilizado para afastar aves de aviões e evitar acidentes

RobotFalcon foi desenvolvido pela Universidade de Groningen, na Holanda, é controlado em solo por um piloto, e afugenta os pássaros no céu para garantir a segurança da aeronave.

27 Out 2022 - 21h42 | Atualizado em 27 Out 2022 - 21h42
Falcão robótico é utilizado para afastar aves de aviões e evitar acidentes Lorena Bueri

Os aviões começaram a “cortar os céus” em 1903 com o primeiro voo controlado pelos irmãos Wright, e posteriormente em 1906 com o voo do 14 Bis de Santos Dumont, e desde então o homem passou a dividir os céus com os pássaros.

Infelizmente essa divisão do espaço tem causado inúmeros prejuízos tanto para as aves quanto para os humanos.

Diante disso há uma urgência em evitar colisões entre pássaros e aviões. Por isso têm-se estudado formas para mitigar tais situações. De acordo com um relatório publicado no Journal of the Royal Society Interface: “Há uma necessidade de novos métodos para deter os pássaros”, essa necessidade originou a criação do RObotFalcon, uma importante ferramenta robótica que vai revolucionar a aviação.

Fabricado com fibra de vidro e polipropileno expandido (EPP), medindo 70 centímetros de envergadura, o robô imita um falcão e tem o objetivo de manter os pássaros afastados das aeronaves.


Falcão peregrino. (Foto: Reprodução/Chris Hill)


 Os estudos já mostram que “o RobotFalcon pode dar uma grande contribuição para preencher esse nicho. “Ele limpou os campos de corvídeos, gaivotas, estorninhos e abibes com sucesso e rapidez, com bandos dissuadidos ficando longe por horas.

O robô é capaz de afugentar os pássaros, permitindo voos maus seguros.

A ferramenta se mostra muito eficiente, de acordo com o relatório:“O RobotFalcon foi mais eficaz do que um drone: seu sucesso foi maior e dissuadiu os bandos mais rapidamente.”

A provável resolução do problema é bem-vista pelos especialistas, que dizem que é uma “solução prática e ética” com as “vantagens de predadores vivos, mas sem suas limitações”.

Apesar da pouca durabilidade da bateria, o método se mostrou eficiente.

Segundo o documento, o número de acidentes com aves deve-se em parte por conta da “expansão das populações de animais selvagens, o aumento do número de movimentos de aeronaves, uma tendência para aeronaves mais rápidas e silenciosas e o alcance da comunidade da aviação contribuíram para o aumento observado nos ataques de animais selvagens relatados”, diz o site da FAA.

O uso do falcão robótico deve diminuir os números de incidentes envolvendo aves e aviões.

Como exemplo de um acidente provocado por aves podemos destacar o voo 1549 da US Airways em 2019, muito famoso pelo fato de o piloto Chesley B. “Sully” Sullenberger III aterrissar no rio Hudson, em Nova York, após os dois motores da aeronave terem sido retirados por um duplo choque de pássaros.

Foto Destaque: Reprodução/ R.F. Storms 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo