Tech

Facebook muda feed principal e fica mais parecido com TikTok

Rede social da Meta começará a mostrar mais vídeos curtos e postagens populares de contas que os usuários não seguem, oferecendo ao usuário uma experiência mais parecida com a proporcionada pelo TikTok

22 Jul 2022 - 13h10 | Atualizado em 22 Jul 2022 - 13h10
Facebook muda feed principal e fica mais parecido com TikTok Lorena Bueri

A Meta anunciou ontem (21) uma mudança na tela principal do Facebook. Similar ao formato do Tiktok, a página inicial do aplicativo agora mostrará novos conteúdos, não necessariamente as postagens de amigos ou de páginas que os usuários já seguem, mas postagens sugeridas pelo Facebook. O feed de notícias atual, com postagens recentes de amigos, páginas e grupos que os usuários escolhem ativamente seguir, será movido para uma nova guia separada chamada “Feeds”.

Nos últimos meses, os executivos do conglomerado de tecnologia e mídia social expressaram maior urgência em aumentar os “Reels”, similar ao formato de vídeo curto do TikTok, que tem sido popular entre usuários mais jovens. A Meta já havia definido uma estratégia para sua maior rede social: fazer com que ela ofereça ao usuário uma experiência mais parecida com a proporcionada pelo TikTok. Mark Zuckerberg afirmou em abril que a companhia estava fazendo investimentos significativos em inteligência artificial e aprendizado de máquina para apoiar a abordagem de “motor de descoberta”.


Batalha entre gigantes das redes sociais. Foto: Reprodução/rafapress/Shutterstock.


A consultoria especializada Sensor Tower estima que o número de downloads do TikTok foi 20% maior que o do Facebook em 2021. A rede social chinesa, fundada pela Bytedance, já se aproximava de 1,6 bilhão de usuários ativos mensais no primeiro trimestre de 2022, um crescimento de 45% em relação ao início do ano anterior.

O Facebook, no entanto, tem mais usuários ativos (2,9 bilhões no primeiro trimestre de 2022) mas vem registrando crescimento mais lento. Em 2020, a rede social tinha em cerca de 31 milhões de usuários de até 25 anos, porém, segundo o eMarketer, o número vem diminuindo cada vez mais, prevendo terminar 2022 com 27 milhões de usuários.

 

Foto destaque: O TikTok é o app mais baixado do mundo desde o início de 2018 (quando assumiu o lugar do Whatsapp). Reprodução: Dado Ruvic/Reuters.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo