O “face taping” é a nova tendência do aplicativo TikTok. Essa técnica consiste no uso de fita adesiva com o objetivo de acabar com as linhas de expressão e minimizar a aparência das rugas.
Para realizar o “face taping” é necessário colar fitas adesivas estrategicamente no rosto, levantando as áreas que mais possuem marcas de expressão, como a região da sobrancelha e a lateral dos olhos, e mantendo as fitas durante a noite toda. Essa técnica promete que, com o tempo, a aparência das rugas será radicalmente minimizada.
Na maquiagem
O “face taping” vêm da maquiagem editorial, que usa esse método para efeitos temporários, em frente às câmeras, alterando as expressões das modelos.
Ao contrário da atual rotina de beleza noturna, a técnica de make fica posicionada para não ser visto - e o uso é por pouco tempo. Os principais locais nos quais a técnica é aplicada são as extremidades do rosto, como têmporas e pescoço e a fita ajuda a fazer um lifting momentâneo, com fitas transparente ou com quadradinhos adesivos que fazem tração com a ajuda de um elástico para um efeito visual momentâneo.
Atualmente, esse truque de make é adaptado em um novo contexto. “As fitas de lifting facial foram aperfeiçoadas em 1969 pelo maquiador e cabeleireiro Mark Traynor e têm sido usadas desde então”, afirma o maquiador de celebridades Allan Avedaño. “Ele até tem uma linha de fitas faciais que eu já usei. O gatinho esfumado fica incríveis com fita adesiva. Você pode realmente conseguir uma aparência arrebatadora”, acrescenta.
“Face taping” (Foto: Reprodução/Divulgação)
No skincare
A técnica está sendo usada como um recurso de skincare e, para isso, ela é realizada a noite, durante o sono, e fica na pele de oito a dez horas.
A dermatologista Adriana Cairo explica que essa técnica não é segura nem benéfica para a pele. “Não vejo benefício nenhum. Se for pra fazer um lifting ou uma drenagem, é melhor usar um rolinho jade ou um massageador facial, que você pode combinar com seus cremes noturnos. Já com a fita colante, provavelmente você vai evitar o uso de cosméticos para evitar que a fita solte. E o importante é seguir sua rotina de skincare”, afirma a especialista.
"Face taping" (Foto: Reprodução/Divulgação)
Ela ainda acrescenta que os efeitos da técnicas são apenas momentâneos. “Poderia funcionar momentaneamente, mas não vejo benefício nenhum, pois sabemos que a toxina botulínica que existe desde os anos 1980, por enquanto, é o único ativo que vai modular a questão da musculatura”.
Foto destaque: Face taping (Reprodução/Divulgação).