Esportes

FIFA joga duro com a imprensa no Catar

A FIFA segue no Catar, adotando o protocolo de restrições do país no trato com a imprensa mundial. A ultima implicância foi com o abuso de selfies dos jornalistas, com os jogadores das seleções, na zona mista.

08 Dez 2022 - 10h38 | Atualizado em 08 Dez 2022 - 10h38
FIFA joga duro com a imprensa no Catar  Lorena Bueri

Meses antes da bola começar a rolar, na Copa do Catar, a ONG RSF Repórter sem Fronteiras, divulgou seu relatório de 2022, com o ranking dos países com maoir e menor liberdade de imprensa.  O Catar figura na posição 119, de 180 países catalogados. Rússia e Birmânia foram países inseridos numa lista alerta vermelho, por conta dos movimentos envolvendo guerra ou invasão territorial de outra nação. As notícias que circulavam antes mesmo do primeiro jogo da Copa, era que a vida da imprensa não seria fácil em terras árabes.

Num país onde opção de gênero e bebida alcoólica  é crime e que muitas convenções sociais são regidas pelo Alcorão, os jornalistas foram para o Catar, orientandos por suas redações,  dos protocolos rígidos adotados,  que teriam que se submeter no mês da competição. As preocupações mostraram que a imprensa mundial  estava certa. Terras árabes nunca foram fonte de referência para liberdade de imprensa. Desde o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi em 2018, dentro do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, notou-se pouca evolução da imprensa em território árabe.


Foto rara da zona mista vazia na Copa do Catar 2022. Fonte/Reprodução Helo

 


O ranking da RSF leva em conta ataques a jornalistas, cárcere, assédio moral e censura.  Como contrapeso aos que defendem liberdade, é somada a capacidade crítica e juízo de valor, além da capacidade de comunicação social de cada país. As polêmicas da escolha do Catar vêm de longe. Em 2010 0 Wall Street denunciou a venda da candidatura do Catar, corrompendo o voto de Julio Grondona, então presidente da Federação argentina (AFA).

A ultima implicância da FIFA é quanto ao protocolo e comportamento  dos repórteres da imprensa mundial,  na zona mista dos estádios. Segundo a entidade, será coibido qualquer abuso de excesso de intimidade ou selfies,  envolvendo jornalistas e jogadores. É a FIFA jogando novamente no protocolo rígido do Catar, endurecendo as regras na reta final do torneio.

Foto Destaque FIFA implica com as selfies na zona mista da Copa do Catar 2022.  Fonte/Reprodução Revista Fórum.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo