A FIFA anunciou nessa quinta (9), os concorrentes favoritos para receber o Prêmio The Best 2022. São diversas categorias, onde se elege por voto online, um favorito, entre 3 concorrentes. A votação ficou aberta no site da entidade entre 12 de janeiro a 3 de fevereiro último. O primeiro evento foi realizado em 9 de janeiro de 2017, direto da sede da entidade em Zurique, na Suíça. Os argentinos chegam fortes para a disputa, pela conquista da Copa do Catar 2022. O técnico argentino Scaloni, na categoria dos treinadores, é virtual favorito, na disputa com Guardiola do City e Ancelotti do Real Madrid. Messi ranqueia bem na categoria dos jogadores. O Prêmio sucedeu o antigo melhor jogador do mundo, da FIFA em conjunto com a revista francesa France Football, o Ballon d’Or.
As demais categorias, além dos técnicos, são: melhor jogador masculino e feminino, melhor goleiro e goleira, prêmio fair play para atitudes humanitárias, Prêmio carreira, pelo conjunto da obra, Prêmio Ferenc Puskás pelo gol mais bonito do ano. Melhor torcida, que pode ser concedido a uma pessoa somente ou torcida inteira. Por fim, o Pro World masculino e feminino, montando seleções do mundo, com os melhores em suas posições.
Prêmio The Best FIFA 2022 concedido aos melhores do futebol, do ano passado. (Foto: Reprodução/RW Cast)
Com a abertura das principais competições na Europa, o prêmio vai esquentar as torcidas de todo o mundo, para a volta aos estádios e audiência na busca de informações por suas equipes. A cerimônia de entrega será em Paris, no dia 27 de fevereiro.
Na categoria mais festejada, de melhor jogador do mundo, Messi, aos 35 anos, se destaca, seguido pelo companheiro Mbappé, do Paris Saint Germain. Pesa para o craque argentino, a conquista da Copa do Mundo, como capitão da equipe. O polêmico goleiro argentino Emiliano Martínez pode ser o vencedor, em sua categoria. O arqueiro pode ser penalizado pela FIFA, quando, ao receber o Luva de Ouro, como o melhor atleta da posição na Copa do Catar, fez um gesto escatológico, para surpresa de todos da Organização. Em campo, Martinez fechou o gol, com direito a pegar pênalti, nas cobranças alternadas, contra os franceses.
Foto Destaque: FIFA homenageia os melhores de 2022 com o Prêmio The Best. Reprodução/O Globo