Saúde

FDA concede a possibilidade de produção e consumo de carne cultivada em laboratório

As carnes produzidas pelo laboratórios americanos são feitas através de células-tronco, descartando o método do abate dos animais. A estimativa para autorização desse consumo no Brasil é para 2024

18 Nov 2022 - 16h48 | Atualizado em 18 Nov 2022 - 16h48
FDA concede a possibilidade de produção e consumo de carne cultivada em laboratório Lorena Bueri

A Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, autorizou a produção de carne cultivada em laboratório no país. É a primeira vez que um órgão de fiscalização sanitária assegura uma autorização de segurança para esse tipo de alimento. 

No Brasil, os alimentos dessa categoria ainda não são liberados para consumo, mas grandes empresas da área alimentícia esperam que o cultivo das proteínas em laboratório possam ser produzidos legalmente a partir de 2024.

A Upside Foods, empresa de tecnologia de alimentos, localizada na Califórnia, foi responsável por ceder a autorização para a produção das carnes. Então, poderá começar as vendas logo após que as suas instalações forem aprovadas pela inspeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.


Laboratório da Upside Foods. (Foto: Reprodução/Upside Foods)


“Os avanços na tecnologia de cultura de células estão permitindo que os desenvolvedores de alimentos usem células animais obtidas de gado, aves e frutos do mar na produção de alimentos, com a expectativa de que esses produtos estejam prontos para o mercado dos Estados Unidos em um futuro próximo”, comenta o Dr. Robert McKinnon Califf, comissário de alimentos e medicamentos da FDA, e Susan T. Mayne, diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada (CFSAN) da FDA.

“O objetivo do FDA é apoiar a inovação em tecnologias de alimentos, mantendo sempre como nossa primeira prioridade a segurança dos alimentos disponíveis para os consumidores dos EUA”, complementa o comunicado.

Através de sua página na rede social Twitter, Uma Valeti, fundador e CEO da Upside Foods, fez uma publicação para afirmar que seu frango cultivado “estava um passo mais perto de estar nas mesas de todos os lugares”

E em seguida, completou sobre a autorização do FDA: “eles aceitaram nossa conclusão de que nosso frango cultivado é seguro para comer”.

As carnes que são produzidas ‘artificialmente’ são feitas a partir de células-tronco de animais. Considera-se “carne de verdade”, mas não é necessário o abate dos animais para o consumo humano.

Foto Destaque: Prato de comida com frango cultivado e salada (Reprodução/Upside Foods)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo