Notícias

Exposição no Museu da Inclusão em São Paulo fala sobre a força da mulher com síndrome de Down

A cidade de São Paulo conta com uma exposição sobre a pessoa com Síndrome de Down do dia 02 ao dia 26 de junho. O foco principal é mostrar a força da mulher, validar seus sentimentos e dar voz.

03 Jun 2023 - 16h16 | Atualizado em 03 Jun 2023 - 16h16
Exposição no Museu da Inclusão em São Paulo fala sobre a força da mulher com síndrome de Down Lorena Bueri

A atriz, escritora, ativista e pessoa com Síndrome de Down, Tathi Piancastelli está preparada para apresentar em São Paulo a exposição “De Dentro para Fora”. A exposição retrata a história de Tathi e faz um paralelo à sociedade, retratando o preconceito, a ignorância, pelo ponto de vista da pessoa com síndrome de Down, retratando principalmente a opressão de sua voz, de suas vontades e seus sentimentos.

O projeto foi lançado inicialmente na ONU, em sua sede em Nova York. Logo em sequência foi à Miami, e por fim, chegou em terras brasileiras. A exposição está sendo apresentada no Museu da Inclusão, que é um espaço cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

O evento começou nesta sexta-feira, 02 de junho, com exposições pelas lentes de Nila Costa. A apresentação conta com 18 painéis fotográficos de Nila e duas obras acrílicas sobre telas, que foram feitas pelo artista visual Manu Militão.


A exposição conta com as fotografias de Nila Costa. (Foto: Reprodução/Governo do Estado de SP)


A obra de Nila tem um significado especial. A conceituada fotógrafa, que é reconhecida principalmente com ensaios fotográficos com gestantes, é mãe da pequena Alice, que é uma criança com síndrome de Down. O encontro de Nila e Tathi aconteceu nos EUA. Fascinada com a história e independência de Thati, a fotógrafa convidou Thati para um ensaio para a revista “Acontece”, que é focada em conteúdo brasileiro em Miami. O resultado deste trabalho foi muito impressionante. E logo após surgiu a ideia de convidar a também fotógrafa Jade Matarazzo, para atuar como curadora do projeto.

A exposição expressa especialmente a força da mulher com síndrome de Down. É uma experiência inclusiva e interativa, com completa acessibilidade, que conta com vídeos e imagens. O objetivo principal é para que todas as pessoas possam interagir e expressar suas emoções, através do sentimento causado pelas obras.

A exposição ocorre de 02 a 26 de junho no Museu da Inclusão, que é um espaço cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Foto destaque: Tathi Piancastelli. Reprodução/Governo do Estado de SP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo