Notícias

Exploração infantil nas redes sociais sofre aumento nos Estados Unidos

Agência americana recebeu cerca de 32 milhões de denúncias referentes a crimes virtuais contra crianças e adolescentes nos EUA.

04 Mai 2023 - 20h48 | Atualizado em 04 Mai 2023 - 20h48
Exploração infantil nas redes sociais sofre aumento nos Estados Unidos  Lorena Bueri

A agência que trata de assuntos correspondentes a segurança de crianças e adolescentes nos EUA recebeu valor exorbitante de casos de tráfico sexual infantil, material de abuso sexual infantil e aliciamento on-line no ano de 2022. Neste ano, tiveram 2,7 milhões de denúnicas a mais, comparado ao ano de 2021; a crescente foi de 8,4%. 

Outro crime que foi recebido durante o ano anterior foi o de ‘sextorsão’ financeira, que consiste em chantagear a criança ou o adolescente a enviar fotos explícitas de seus corpos em troca de dinheiro. Ou , utilizar de fotos e vídeos para intimidar e pressionar o menor de idade a realizar o envio do   dinheiro para a mídia não ser publicada pelo criminoso. Este aliciamento on-line teve aumento de 82% comparado a 2021. 

Segundo relatório da organização National Center for Missing and Exploited Childen, que significa Centro Nacional para crianças desaparecidas e exploradas; dentre as denúncias, várias delas direcionavam que o aliciamento acontecia através de redes sociais como Discord, Instagram, Twitch, Omegle, Google, TikTok  dentre outros.  


 

Criança utilizando o computador sozinha (Foto: Reprodução/Revista Crescer - Globo)


Nestas redes é possível entrar em contato, ver e conversar com qualquer pessoa que estiver utilizando a plataforma, sem restrições. Por isso se faz necessário o acompanhamento e gestão dos pais para com as redes sociais e smartphones dos seus filhos. 

Algumas empresas como Discord e Twitch se pronunciaram sobre o aumento da exploração; as plataformas que fizeram o comunicado afirmaram que estão realizando detecção avançada para descobrir e remover material ilícito do site. A Amazon, que é dona da Twitch afirmou que só começaram a conferir seus dados em meados de 2021. O Google, TikTok e Omegle não responderam de imediato ao pedido de resposta das empresas.  

 

Criança tampando os olhos em frente a tela de um computador. Reprodução/Revista Crescer

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo