Bem Estar

Exercícios musculares podem reduzir risco de morte

Um estudo do British Journal of Sports Medicine aponta que as atividades de fortalecimento muscular podem reduzir as chances de risco de morte em 10% a 20% e previne várias doenças.

01 Mar 2022 - 10h18 | Atualizado em 01 Mar 2022 - 10h18
Exercícios musculares podem reduzir risco de morte Lorena Bueri

Nesta segunda-feira (28), foi divulgado um estudo realizado pelo British Journal of Sports Medicine sobre a influência das atividades de fortalecimento muscular na saúde. O estudo aponta que a prática de pelo menos 30 a 60 minutos de exercícios podem reduzir a mortalidade de doenças como o câncer, diabetes e problemas de coração – a conclusão mostra que há uma redução do risco dessas doenças em 10% a 20%.

Era fato que os exercícios de fortalecimento muscular ajudavam na redução do risco de morte, porém, a porcentagem exalava dúvidas. O número do percentual foi descoberto dentro de uma análise de 16 estudos, monitorando pessoas por mais de 2 anos, e, a pesquisa, teve como foco pessoas de países como EUA, Inglaterra, Escócia, Austrália e Japão, dentro de uma faixa etária entre 18 e 97 anos, e os estudos possuíam grupos que variavam entre 4.000 a 480.000 pessoas.


Atividade de fortalecimento muscular ajuda a ter uma vida mais longínqua (Foto: Reprodução/Corpo em ação)


Dentro dessa base de dados da relação das atividades de fortalecimento muscular e saúde, os cientistas validaram que a taxa de risco é reduzida em 10% a 17% em doenças cardíacas, câncer, diabetes, acidente vascular cerebral e câncer de pulmão. Quando unificados com atividades aeróbicas, os dados se demonstraram otimistas com uma redução de 40% para qualquer causa, 46% para doenças cardiovasculares e 28% para o câncer.

Como a maioria das pesquisas foram direcionadas aos EUA, e, também, incluem análises subjetivas das atividades, os cientistas alertam que os dados do estudo podem não ser “amplamente aplicáveis”, e apontam que não encontraram nenhuma interação entre os exercícios de fortalecimento muscular com algum câncer específico. Para uma maior validação dos dados, os cientistas concluem: “Tendo em vista que os dados disponíveis são limitados, mais estudos – como estudos com foco em uma população mais diversificada – são necessários para aumentar a certeza das evidências”.

 

Foto Destaque: Crossfit auxilia no ganho de massa muscular. Reprodução/ShutterStock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo