Exclusivas

Exclusivo: Jeniffer Dias conta sobre como iniciou sua carreira de atriz e o seus próximos projetos

Em entrevista exclusiva ao Lorena.R7, Jeniffer Dias contou um pouco sobre sua carreira e como entrou para as artes cênicas e sobre os seus próximos projetos em filmes e séries.

10 Jun 2022 - 13h43 | Atualizado em 10 Jun 2022 - 13h43
Exclusivo: Jeniffer Dias conta sobre como iniciou sua carreira de atriz e o seus próximos projetos Lorena Bueri

Nascida e criada na comunidade Coronel Leôncio, em Niterói (RJ), Jeniffer Dias achava que ser atriz era uma profissão muito distante da realidade e não se sentia representada na TV. Estudou até a oitava série em escola pública, quando conseguiu bolsa integral na escola particular em que era atleta de ginástica rítmica. Com o sonho de ter um emprego estável, se formou em Gestão Ambiental, começou a trabalhar e emendou no curso de Engenharia Ambiental para crescer na empresa.

Após um tempo ela começou a estudar teatro na Escola de Atores Wolf Maya, Escola Sesc de Teatro, em 2016 foi convidada para a Trupe Cena, projeto de teatro da Globo, e em 2017 para o Afrobrasilidade, workshop ministrado por Lázaro Ramos e Kiko Mascarenhas, também na emissora. Atualmente ela possui grandes participações de novelas e séries da Globo, como a novela Malhação - Vidas Brasileiras, a série Segunda Chamada lançada no Globoplay em setembro de 2021.


Jeniffer Dias (Foto: Priscila Nicheli)


- Como foi começar no teatro ao deixar a engenharia ambiental?

"Eu realmente não pensava em ser atriz porque era uma realidade muito distante da minha, não me sentia representada na TV, não via ninguém parecido comigo. Então, na minha cabeça, era um lugar em que pessoas como eu não tinham espaço. A única coisa que eu queria era ter estabilidade financeira. Quando passei no teste para o Esquenta, comecei a trabalhar com a Regina no programa, em 2012, e decidi trancar a engenharia. Foi uma decisão bem difícil porque, na minha visão, a engenharia era a garantia de um futuro tranquilo para mim e para minha família. Mas estar no programa era o que me fazia feliz, de fato. Foi a partir do convite da Regina que vi um mundo de possibilidades, e vi que eu também podia fazer parte daquele universo todo. Comecei a estudar teatro e foi lá que descobri o quanto sou artista. Sempre gostei de cantar e dançar, desde pequena. Minha mãe sempre amou escola de samba e meu padrasto, o Ernani, um cara incrível que eu tenho a sorte de ter perto, fazia parte de um grupo de pagode, o grupo Pirraça. Ele toca violão e cavaquinho, e eu tive contato com esses instrumentos em casa. Lembro dele tocar as músicas no violão e eu acompanhar no canto. Sempre gostei disso."

- “Malhação - Vidas Brasileiras” foi um divisor de águas na sua carreira?

"O processo foi todo muito rápido. Fiz o teste, passei, experimentei o figurino e comecei a gravar em duas semanas, com a trama já em andamento. A visibilidade de Malhação é incrível e foi a produção que me abriu portas, com certeza. Dandara era uma personagem forte, que falava de assuntos importantes. Isso, de alguma forma, abre a consciência do telespectador (que falando de Malhação, tem um público bem abrangente) para o que está acontecendo na nossa sociedade, e levanta discussões ótimas. Pra mim, esse é um grande poder da dramaturgia, transformar pessoas e levantar discussões."


Jeniffer Dias (Foto: Priscila Nicheli)


No final de 2019, começou a se preparar para gravar a segunda temporada da série da Globo “Segunda Chamada”, em que vive Antônia, jovem moradora de uma comunidade e aluna da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus. A personagem trabalha durante o dia de bicicleta como entregadora, e volta a estudar a noite por acreditar ser merecedora de uma vida melhor, com o objetivo ser a primeira mulher de sua família a ter um diploma, assim como aconteceu com Jeniffer. A série "Segunda Chamada" foi lançada no GloboPlay em setembro de 2021. 

- Fale de sua personagem Antonia, em “Segunda Chamada”?

"Antônia é guerreira como várias mulheres brasileiras. Trabalha de manhã (entrega comida por delivery, de bicicleta) e estuda à noite na esperança de ter uma vida melhor no futuro. Ela é do tipo que está muito ligada aos diversos problemas em torno da questão feminina e preta. Não precisei ir muito longe para construí-la. Eu nasci numa favela chamada Coronel Leôncio, em Niterói. Saí de lá ainda pequena. Minha mãe, por ter sido mãe muito jovem e não ter conseguido concluir os estudos, fez de tudo pra que eu visse outros horizontes, e trilhasse um caminho diferente. Ela até chegou a cursar o ensino fundamental e médio numa escola EJA (como a que Antônia estuda em Segunda Chamada), trabalhando de dia e estudando à noite (assim como Antônia também). Eu acompanhei o processo, e não era nada fácil. A vontade que ela tinha de ter um diploma era o que a motivava na época. Assim como minha mãe, minhas tias tiveram uma realidade parecida. Eu cresci observando tudo isso e querendo ir além. Minha mãe, minha rainha, sempre me apoiou em tudo! E a história da minha família era o que me impulsionava. Me formei na faculdade, fui a primeira da família, e toda vez que falo isso me bate um grande incômodo, porque, infelizmente, as pessoas que eu mais amo não tiveram oportunidade e acesso à uma boa educação. Não tiveram acesso ao básico! E Antônia tem a história da minha mãe, das minhas tias, da minha avó, a minha história, e de tantas mulheres desse Brasilzão. O seu senso de justiça também vem daí. Uma justiça que é muito mais emocional do que racional. Visceral e urgente. De quem aprendeu sozinha que o certo é o certo sem pensar muito nas consequências."


Jeniffer Dias (Foto: Priscila Nicheli)


Jeniffer é ainda uma das idealizadoras do Projeto 111, um projeto de resistência artística onde a arte é respeitada e valorizada a partir do encontro de artistas de diversas localidades e vertentes. 

- Na pandemia, você produziu, dirigiu e protagonizou um média metragem com seu noivo. Foi a primeira vez que você exerceu as funções de produtora e diretora?

"Foi a primeira vez que dirigi sim. Amei e estou estudando para dirigir mais. E sobre a produção, digo que ela sempre andou de mãos dadas comigo. Para além de produzir o Projeto 111, sou uma pessoa muito organizada, e desde sempre penso nos processos de tudo o que faço. Em criar coisas e compartilhar com o mundo."


Jeniffer Dias (Foto: Priscila Nicheli)


- Você passou por um processo de transição capilar. Por trás disso, existe um posicionamento?

"A transição pode ser difícil para muita gente. Sobretudo no início. Sem dúvida, é um ato de muita coragem. Acho importante compartilhar o processo com quem também está passando pela transição ou com quem está pensando em começar. Dizer que o melhor vai chegar, e que alisar o cabelo machuca não só nosso coro cabeludo, mas nossa alma. Que não existe nada mais prazeroso do que a liberdade de ser quem a gente é e como a gente é. Isso começa em nossa raiz, na liberdade de um cabelo livre de químicas. É lindo entender qual é a textura do nosso cabelo natural, que tipo de creme usar. Como diz Luciene Nascimento em seu livro - Tudo nela é de se amar - 'Mas, pretinha, a gente quer coroa mole pra quê? É firme! Esse nosso cresce pra cima que é pra indicar o tamanho da nossa sorte.' Nosso cabelo é nossa coroa!"


Jeniffer Dias (Foto: Priscila Nicheli)


- Quais são os novos projetos? O que vem pela frente?

"Em julho estreia a série do Globoplay "Rensga Hits!", em que vivo uma cantora sertaneja que faz dupla com o irmão gêmeo, inspirados em Sandy e Junior. Em agosto, lanço um novo filme em uma plataforma de streaming. E esse ano rodei o longa sobre a história do humorista Mussum, onde interpreto sua primeira esposa. Ainda sem previsão de lançamento."

Agradecemos à Jeniffer Dias por essa entrevista, estaremos esperando anciosos para poder assistir a nova série da Globoplay "Rensga Hits!" e acompanhar os próximos projetos maravilhosos da atriz.

 

Foto destaque: Jeniffer Dias. (Foto: Priscila Nicheli; Styling: Samantha Szczerb; Beleza: Isadora Souza; Agradecimentos: Restaurante Surreal; Jeniffer usou: Aline Vervan, Eduardo Guinle, Skipper(

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo