Notícias

Excesso de Telas é fator de risco para surgimento e desenvolvimento de Miopia, afirma Claudia Del Claro

Dra. Claudia Del Claro, fala sobre os riscos dos excessos de telas na visão.

14 Nov 2022 - 17h40 | Atualizado em 14 Nov 2022 - 17h40
Excesso de Telas é fator de risco para surgimento e desenvolvimento de Miopia, afirma Claudia Del Claro Lorena Bueri

Já parou para pensar quanto tempo você passa em frente às telas? É computador, celular, televisão, tablet e repeat. O uso contínuo e exacerbado de telas traz consequências graves para a sua saúde, como por exemplo, o aumento do núero de jovens com miopia.

No Brasil, por exemplo, um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostrou que 72% dos médicos especialistas relataram uma maior detecção do problema na faixa etária de zero a 19 anos no período da pandemia e posterior.

Para a Dra. Claudia Del Claro, oftalmologista e especialista no assunto, esse grande aumento da miopia entre os mais jovens, acontece não somente pelo excessivo uso de telas, mas também pela diminuição de atividades ao ar livre.


(Foto/Reprodução)


Lentes de Contato entre os mais novos

A Dra. Claudia Del Claro, ainda relata que o desenvolvimento da miopia cada vez mais cedo tem como consequência o aumento do uso de lentes de contato entre crianças e adolescentes.

A médica afirma que não há limite de idade para o uso das lentes, mas, para crianças de um a cinco anos, elas são recomendadas apenas para tratamentos como a ambliopia, situações de afacia, catarata congênita, alta miopia, alta hipermetropia, astigmatismo, entre outros.

Já nos mais velhos, as lentes passam a ser uma alternativa aos óculos, pois facilita a prática de esportes, amplia o campo de visão e melhora a autoestima, principalmente entre os adolescentes.

Cuidados com as lentes de contato

Pioneira no youtube dentro da área de Oftalmologia, Dra. Claudia Del Claro, já possui seu canal há mais de cinco anos e aproveita o espaço da rede para fazer vídeos educativos e ensinar ao seu público a tratar e cuidar da saúde dos olhos.

Um dos temas mais defendidos pela médica é o uso correto e consciente das lentes de contato. Hoje, cerca de 90% dos usuários de lentes cometem erros ao usá-las, como não lavar as mãos antes de manipulá-las, não limpar adequadamente, dormir com as lentes e molhá-las na água do mar, piscina e chuveiro.

Dra. Claudia Del Claro reafirma a importância com os cuidados: “Embora sejam excelentes recursos ópticos para crianças e adolescentes, as lentes devem ser usadas adequadamente para evitar complicações que podem levar até mesmo ao transplante de córnea ou à perda da visão", alerta.  

"A  higiene e rotina de cuidados é fundamental, por isso o uso de lentes nesta faixa etária exige um compromisso da parte deles e atenção redobrada por parte dos pais também”, finaliza.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo