Notícias

Ex-primeiro ministro japonês morre após atentado

Shinzo Abe foi atingido por tiros de espingarda caseira quando discursava em campanha em Nara, no oeste do país. Um homem foi preso. A morte chocou o Japão, onde o controle de armas de fogo é rígido e casos similares, muito raros.

3 min de leitura
08 Jul 2022 - 15h41 | Atualizado em 08 Jul 2022 - 15h41

O ex-premiê japonês Shinzo Abe, de 67 anos, faleceu após ser baleado durante um discurso no Oeste do Japão, na cidade de Nara, na manhã desta sexta-feira (8). Até agora um suspeito foi preso e uma arma (espingarda) apreendida.

Abe foi atacado perto da estação Yamato Saidaiji, por volta de 11h30, horário local. Imagens de curiosos mostram o ex-primeiro ministro no chão, com as mãos no peito e com a camisa ensanguentada. Segundo informou um repórter da emissora estatal “NHK”, ao menos dois tiros foram disparados. O canal de notícias também informou que Abe foi atingido no peito e no pescoço. Um helicóptero levou Abe até o Hospital Universitário de Nara.

A mulher de Abe, Akie, chegou ao hospital no fim da madrugada desta sexta-feira mas não falou com a imprensa.

Em nota, o oficial do corpo de bombeiros de Nara, Makoto Morimoto, disse que Abe sofreu uma parada cardiorrespiratória. A NHK noticiou que o primeiro ministro teve "insuficiência cardíaca". De acordo com a imprensa japonesa, o atirador tem 42 anos e é um ex-integrante da Marinha japonesa. A imprensa estatal informou que o suspeito foi identificado como Tetsuya Yamagami, que disse à polícia que estava insatisfeito com Abe e por isso queria matá-lo. A polícia não confirmou o relato da emissora.

O policial responsável pelo caso afirmou também ter recuperado a arma usada no ataque.


Vista aérea do local onde o ex-primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, foi baleado. (Foto Reprodução: Kyodo / via REUTERS)


Abe esteve no poder durante oito anos e deixou o cargo em setembro do ano passado. Foi o chefe de Estado a ocupar o cargo por mais tempo. No dia de sua renúncia, alegou motivos de saúde. Abe sofria de colite ulcerativa crônica, uma doença que já o havia tirado do poder em uma outra ocasião, em 2007.

Em seu discurso relatou ter dedicado de corpo e alma à recuperação econômica e à diplomacia para proteger o interesse nacional do Japão todos os dias desde que o Partido Liberal Democrata (LDP) retornou ao poder.

O Partido Liberal Democrata (LDP), ainda domina o poder japonês e controla uma de suas principais facções. Shinzo se tornou conhecido no exterior pelo plano de recuperação econômica japonesa, conhecida como "abenomics", na qual mesclava flexibilização monetária, grande reativação do orçamento e reformas estruturais.

 

Foto Destaque: Abe Shinzo em março de 2020. Foto Reprodução: Kim Kyung-Hoon/Pool/Reuters

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo