Notícias

Ex-ministro das finanças Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

O novo primeiro-ministro do Reino Unido foi escolhido nesta segunda-feira (24). O ex ministro das Finanças, Rishi Sanak, que havia disputado o cargo na eleição anterior, voltou a disputar, e foi o único a garantir o apoio de outros parlamentares.

24 Out 2022 - 18h34 | Atualizado em 24 Out 2022 - 18h34
Ex-ministro das finanças Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido   Lorena Bueri

Foi confirmado nesta segunda-feira (24) que o novo primeiro-ministro do Reino Unido será o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak. A confirmação veio após a desistência de Penny Mordaunt, por não ter alcançado o mínimo necessário de apoio para disputar uma eleição interna. Ele assume após Liz Truss, do Partido Conservador, deixar o cargo após 44 dias.

Sunak entrou na corrida oficial pelo cargo na noite de domingo. Segundo o líder do Comitê de 1992, órgão que gerencia a troca de liderança do Partido Conservador, o prazo para a definição do novo chefe da legenda seria até sexta-feira, 28. Sunak deve tornar-se premiê nesta data.


Rishi Sunak (ao centro) com membros do comitê do Partido Conservador (Foto Reprodução: AP)


A disputa pelo cargo começou na quinta-feira (20), quando a então primeira-ministra, Liz Truss, em meio a uma crise política gerada pelo plano econômico que defendia cortes de impostos para ricos, renunciou o posto.

Ele será o quinto primeiro-ministro do Partido Conservador do Reino Unido desde o início do processo de separação da União Europeia, em 2016, e torna-se o terceiro primeiro-ministro britânico em menos de dois meses. Na última disputa a premiê do Reino Unido, ocorrida no dia 05 de setembro, quando Truss foi eleita, Sunak foi o segundo colocado.

Rishi Sunak enfrentará desafios ao assumir, tendo que reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido, devido ao aumento das taxas de energia, alimentos e hipotecas. Ele também passa a presidir um partido que vem passando por diversas crises nos últimos meses, principalmente pelas divisões nas linhas ideológicas.

"O Reino Unido é um grande país, mas enfrentamos uma profunda crise econômica", disse Sunak em um comunicado declarando sua candidatura no domingo.

Sunak, cujo os pais vieram da África Ocidental, se tornará a primeira pessoa não-branca a assumir a liderança do Reino Unido, além de aos 42 anos, ser também a pessoa mais jovem a assumir o cargo em 200 anos. Ele possui experiência em crises econômicas, tendo guiado o Reino Unido na pandemia de Covid-19. O novo primeiro-ministro estudou em universidades como Winchester College, Oxford e Stanford.

Como funcionou a eleição interna

O processo de escolha do substitui de Liz Truss aconteceria através de uma votação interna entre os membros do Partido Conservador. 

Na eleição anterior, onde ocorreu a escolha do substituto de Boris Johnson, o deputado que tivesse o interesse em se candidatar, precisava da indicação de pelo menos outros 20 deputados. Na eleição atual, foi necessário o apoio de 100 parlamentares. Se apenas um candidato conseguisse o apoio, seria nomeado líder do partido e primeiro-ministro imediatamente. Caso houvesse mais de um, a votação aconteceria.

Foto Destaque: Rishi Sanak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Reprodução/ Reuters.

VEJA TAMBÉM

Greve do Metrô e CPTM: governo de SP decreta ponto facultativo nesta terça (28) Lorena Bueri

Greve do Metrô e CPTM: governo de SP decreta ponto facultativo nesta terça (28)

A paralização dos metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp, com apoio da Fundação Casa e dos profissionais da rede estadual de ensino, protesta contra a privatização dos serviços públicos e pede por investimentos na saúde e educaç
Renato Gaúcho diz que seu futuro no Grêmio continua incerto Lorena Bueri

Renato Gaúcho diz que seu futuro no Grêmio continua incerto

Técnico do Grêmio almeja férias prolongadas após Campeonato Brasileiro. Antônio Brum, vice de futebol do clube, mostra interesse na permanência de Renato Gaúcho
Especialista afirma que uso excessivo de celular pode prejudicar a mãos e dedos  Lorena Bueri

Especialista afirma que uso excessivo de celular pode prejudicar a mãos e dedos

O médico ortopedista, Leonardo Kurebayash, alerta para riscos de artroses e outros problemas ocasionados pelo uso excessivo de celulares e computadores
Poderosa, Beyoncé surge com um visual futurista no lançamento do seu filme Lorena Bueri

Poderosa, Beyoncé surge com um visual futurista no lançamento do seu filme

Première de "Renaissance: Film by Beyoncé" contou com a diva platinada em um lindo Versace e muitos convidados especiais
Pep Guardiola demonstra interesse em renovar o contrato com o Manchester City Lorena Bueri

Pep Guardiola demonstra interesse em renovar o contrato com o Manchester City

Guardiola disse que se o Manchester City for considerado culpado pela violação ao Fair Play Financeiro da Premier League, eles vão arcar com as consequências
Por equívoco em denúncia, STJD adia julgamento de Cruzeiro e Coritiba para a próxima semana Lorena Bueri

Por equívoco em denúncia, STJD adia julgamento de Cruzeiro e Coritiba para a próxima semana

Os times que lutam contra o rebaixamento correm risco de perder até 20 mandos de campo após a confusão entre as torcidas organizadas que invadiram o campo na Vila Capanema
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo