Notícias

Ex-ministro das finanças Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

O novo primeiro-ministro do Reino Unido foi escolhido nesta segunda-feira (24). O ex ministro das Finanças, Rishi Sanak, que havia disputado o cargo na eleição anterior, voltou a disputar, e foi o único a garantir o apoio de outros parlamentares.

24 Out 2022 - 18h34 | Atualizado em 24 Out 2022 - 18h34
Ex-ministro das finanças Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido   Lorena Bueri

Foi confirmado nesta segunda-feira (24) que o novo primeiro-ministro do Reino Unido será o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak. A confirmação veio após a desistência de Penny Mordaunt, por não ter alcançado o mínimo necessário de apoio para disputar uma eleição interna. Ele assume após Liz Truss, do Partido Conservador, deixar o cargo após 44 dias.

Sunak entrou na corrida oficial pelo cargo na noite de domingo. Segundo o líder do Comitê de 1992, órgão que gerencia a troca de liderança do Partido Conservador, o prazo para a definição do novo chefe da legenda seria até sexta-feira, 28. Sunak deve tornar-se premiê nesta data.


Rishi Sunak (ao centro) com membros do comitê do Partido Conservador (Foto Reprodução: AP)


A disputa pelo cargo começou na quinta-feira (20), quando a então primeira-ministra, Liz Truss, em meio a uma crise política gerada pelo plano econômico que defendia cortes de impostos para ricos, renunciou o posto.

Ele será o quinto primeiro-ministro do Partido Conservador do Reino Unido desde o início do processo de separação da União Europeia, em 2016, e torna-se o terceiro primeiro-ministro britânico em menos de dois meses. Na última disputa a premiê do Reino Unido, ocorrida no dia 05 de setembro, quando Truss foi eleita, Sunak foi o segundo colocado.

Rishi Sunak enfrentará desafios ao assumir, tendo que reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido, devido ao aumento das taxas de energia, alimentos e hipotecas. Ele também passa a presidir um partido que vem passando por diversas crises nos últimos meses, principalmente pelas divisões nas linhas ideológicas.

"O Reino Unido é um grande país, mas enfrentamos uma profunda crise econômica", disse Sunak em um comunicado declarando sua candidatura no domingo.

Sunak, cujo os pais vieram da África Ocidental, se tornará a primeira pessoa não-branca a assumir a liderança do Reino Unido, além de aos 42 anos, ser também a pessoa mais jovem a assumir o cargo em 200 anos. Ele possui experiência em crises econômicas, tendo guiado o Reino Unido na pandemia de Covid-19. O novo primeiro-ministro estudou em universidades como Winchester College, Oxford e Stanford.

Como funcionou a eleição interna

O processo de escolha do substitui de Liz Truss aconteceria através de uma votação interna entre os membros do Partido Conservador. 

Na eleição anterior, onde ocorreu a escolha do substituto de Boris Johnson, o deputado que tivesse o interesse em se candidatar, precisava da indicação de pelo menos outros 20 deputados. Na eleição atual, foi necessário o apoio de 100 parlamentares. Se apenas um candidato conseguisse o apoio, seria nomeado líder do partido e primeiro-ministro imediatamente. Caso houvesse mais de um, a votação aconteceria.

Foto Destaque: Rishi Sanak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Reprodução/ Reuters.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo