Notícias

Ex-embaixador dos EUA diz que Lula será ponte entre a velha e a nova esquerda na América Latina

Segundo Thomas Shannon, ex-embaixador dos EUA no Brasil e ex-subsecretário do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, governo Biden quer "o Brasil de volta e com um engajamento maior com a comunidade internacional."

3 min de leitura
02 Nov 2022 - 20h41 | Atualizado em 02 Nov 2022 - 20h41

A vitória de Lula (PT) nas eleições de 2022, tal notícia foi recebida com alívio e grandes expectativas em Washington, EUA, onde as especulações sobre uma eventual volta do trumpismo (termo associado a Donald Trump e sua base política) ao poder preocupam, e muito. Na visão do ex-embaixador do Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, O governo do presidente Biden, como muitos outros governos, querem o “Brasil de volta e com um engajamento maior com a comunidade internacional.” Shannon acredita que o relacionamento entre Biden e Lula seja diferente ao que teve o presidente eleito com o ex-presidente Obama, Pelas circunstâncias.

"Vejo uma nova esquerda na América Latina, que não é antiamericana. Lula será uma ponte entre a velha e a nova esquerda", diz Shannon para jornal O Globo. Nesse contexto, é pontuado que é hora de os líderes latino-americanos assumirem a questão da Venezuela sem os Estados Unidos.


Lula e Biden. Reprodução: Montagem.


Em entrevista ao Jornal O Globo, o ex-chanceler, Celso Amorin disse que Lula teve uma bela conversa com Biden.

“A rápida reação da Casa Branca (para reconhecer a vitória de Lula) e a conversa entre os dois presidentes são indicadores da relação que já estão construindo, sobre o valor dessa relação e sobre o interesse de Biden em estabelecer um contato imediato e pessoal com Lula. O que estamos vendo é bom para o relacionamento, há muito a ser feito até 1° de janeiro de 2023. Com o novo governo existe o foco de trazer o Brasil de volta e com um engajamento maior com a comunidade internacional, regional e globalmente. Existe, ainda, um entendimento e reconhecimento sobre os desafios que Lula vai enfrentar, similares aos que Biden enfrenta nos EUA.” Disse Amorin em entrevista.

Ainda em entrevista, Amorin é questionado sobre a relação entre Lula e Biden se seria similar à que o presidente eleito teve com o ex-presidente Barack Obama.

“Não, vai ser diferente, pelas circunstâncias. Mas Biden conhece o Brasil como poucos presidentes americanos conheceram. Viajou várias vezes para o Brasil, esteve com presidentes brasileiros, conhece o país e suas prioridades.” Afirmou.

Lula foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, no último domingo (30) no segundo turno das eleições. Lula marcou 50,90% contra 49,10% do presidente em exercício Jair Bolsonaro (PL).

Foto Destaque: Lula, sua esposa, Rosângela da Silva “Janja” e à direita Geraldo Alckmin (vice de Lula). Reprodução: Nelson Almeida\AFP.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo