Saúde

Europa entra em 'cessar-fogo' contra Covid, afirma OMS

A OMS declarou que a Europa se encontra em um estado de “cessar-fogo”, esse pode ser o primeiro sinal do fim da pandemia, mais é preciso tomar alguns cuidados.

03 Fev 2022 - 12h25 | Atualizado em 03 Fev 2022 - 12h25
Europa entra em 'cessar-fogo' contra Covid, afirma OMS Lorena Bueri

Desde o início da pandemia, surge uma faísca de esperança na Europa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que este é um momento que pode ser visto como “cessar-fogo”, capaz de trazer “paz duradoura".

 Hans Kluge, diretor da OMS da Europa, alerta que para manter o “cessar-fogo”, sem necessários alguns cuidados, em suas próprias palavras, é preciso:

“[...]foco nos cinco estabilizadores para os mais vulneráveis, como forte supervisão e compromisso governamental, promover comportamentos de autoproteção e responsabilidade individual e intensificar a vigilância para detectar novas variantes” disse o diretor.


Foto:Seringa E Comprimidos Em Fundo Azul Reprodução/Anna Shvets


Ademais, afirmou que mesmo assim as hospitalizações continuam crescendo, com foco nos países que estão tendo dificuldade com a adesão à vacina e com populações vulneráveis. O cenário animador que o continente se encontra, é devido à imunização criada pelas vacinas, a menor gravidade do Ômicron e ao final do inverno que se aproxima.

“Este contexto, que não tínhamos tido ainda nesta pandemia, nos dá a possibilidade de conseguir um longo período de tranquilidade e um nível muito superior de defesa das populações contra qualquer novo aumento da transmissão, mesmo com uma variante mais virulenta” afirmou Kluge.

Mesmo com a maior incidência de casos semanais desde o início da pandemia, devido à variante Ômicron, a OMS permanece esperançosa, acreditando que este possa ser o começo do fim da pandemia.

“Por enquanto, o número de mortes em toda a Europa começa a estabilizar. Reitero o apelo que fiz na semana passada que, de fato, é plausível que a região esteja próxima ao fim da pandemia — não quer dizer que acabou agora tudo — mas destacar que na região europeia há uma oportunidade única de assumir o controle da transmissão” declarou o diretor OMS da Europa.

Mas ainda existem ressalvas, pois se sabe que irão surgir novas variantes, por causa disso, ainda se recomenda cautela e em continuar a prática da vacinação.

 

Foto em destaque: Pessoa Usando Máscara Branca Reprodução/Griffin Wooldrigues

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo