Saúde

Estudos alertam para necessidade de priorização da educação em saúde mental nas escolas

Uma boa saúde mental é fundamental para ser capaz de prosperar na vida. Se os problemas acerca do tema não são abordados o quanto antes, corre-se o risco de impactar negativamente no crescimento dos jovens.

30 Mai 2022 - 19h24 | Atualizado em 30 Mai 2022 - 19h24
Estudos alertam para necessidade de priorização da educação em saúde mental nas escolas Lorena Bueri

Cada vez mais crianças em idade escolar estão lutando para lidar com sua saúde mental. Doenças mentais não diagnosticadas, não tratadas ou tratadas inadequadamente podem interferir significativamente na capacidade do aluno de aprender, crescer e se desenvolver.

Como as crianças passam grande parte do seu tempo produtivo em ambientes educacionais, as escolas oferecem uma oportunidade única para identificação precoce, prevenção e intervenções que atendam os alunos onde eles já estão. Os jovens são quase tão propensos a receber serviços de saúde mental em um ambiente de educação como estão a receber tratamento especial de um profissional que lida com o estado da saúde mental.

Alguns grupos são mais afetados do que outros. Esses sentimentos são mais comumente encontrados entre lésbicas, gays, estudantes bissexuais e estudantes do sexo feminino. Quase metade dos estudantes lésbicas, gays ou bissexuais e quase um terço dos estudantes que não têm certeza de sua identidade sexual relataram que consideraram seriamente o suicídio mais do que os estudantes heterossexuais. Relatos de estudantes negros que tentaram suicídio em 2019 atingiram números de quase 50%.


Saúde mental de crianças e jovens alunos preocupa. (Foto: Reprodução/Sponte)


Os serviços escolares com esse objetivo são prestados por profissionais treinados que são empregados pelas instituições como psicólogos escolares, conselheiros, assistentes sociais e enfermeiros colegiais. Ao remover barreiras como transporte, conflitos de agenda e estigma, os serviços escolares de tratamento para a saúde mental podem ajudar os alunos a acessá-los durante o dia. As crianças e os adolescentes com necessidades mais graves podem exigir procedimentos ligados à escola que liguem os jovens e as famílias a recursos mais intensivos na comunidade.

A identificação precoce e o tratamento eficaz das crianças e das suas famílias podem fazer a diferença nas suas vidas com esses tipos de problemas. É necessário tomar medidas que permitam a todas as escolas aumentarem o acesso a serviços de saúde mental adequados. As políticas devem também considerar a redução das barreiras à prestação desses cuidados nessas instituições, incluindo a dificuldade de reembolso, a escala de tratamentos eficazes e o acesso equitativo.

Foto destaque: Necessidade de educação a respeito da saúde mental nas escolas. Reprodução/Appai

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo