Saúde

Estudo revela melhores exercícios físicos para a memória

No trabalho publicado na revista científica Scientific Reports, os pesquisadores detalham os testes, que envolveram 113 consumidores com perguntas sobre a saúde mental e dados de condicionamento físico

17 Out 2022 - 10h00 | Atualizado em 17 Out 2022 - 10h00
Estudo revela melhores exercícios físicos para a memória Lorena Bueri

Atividades físicas ajudam na saúde em geral, mas algumas são melhores para a memória e a saúde mental. As descobertas são de uma nova pesquisa da Dartmouth College, nos Estados Unidos, que divulgou ainda informações sobre como o exercício pode ser otimizado. 

“A saúde mental e a memória são fundamentais para a maioria das coisas que fazemos no dia a dia de nossas vidas”, diz o autor Jeremy Manning, especialista em ciências psicológicas e cerebrais, trabalhando atualmente em Dartmouth. “Nossa pesquisa está tentando construir um eixo para compreender como variadas intensidades de exercício físico afetam diferentes aspectos da saúde mental e cognitiva”

Na pesquisa publicada na revista científica Scientific Reports, os médicos especialistas detalham os testes, que envolveram 113 consumidores da Fitbit, uma empresa americana de eletrônicos e fitness, e uma série de testes de memória, com questões sobre a saúde mental e dados de condicionamento físico do ano anterior. Os médicos esperavam que as pessoas mais ativas tivessem melhor desempenho na memória e saúde mental, mas os resultados foram mais sutis. 

Os indivíduos que pendiam a fazer exercícios em baixas intensidades tiveram um desempenho melhor em algumas tarefas de memória, enquanto aquelas que se exercitam em altas intensidades se saíram melhor em outras tarefas de memória. Já os participantes que eram mais ativos relataram níveis altos de estresse, enquanto as pessoas que se exercitavam regularmente em intensidades mais baixas apresentaram taxas mais baixas de ansiedade e depressão. 


Caminhada no parque. (Foto: Reprodução/Pexels)


Uma série de estudos mais antigos apontam para a conexão entre a prática de atividade física e a boa memorização. Um estudo da Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, descobriu um hormônio produzido em quantidades saudáveis durante o exercício moderado, como ao longo de uma caminhada rápida, por exemplo, tem um efeito protetor sobre as células nervosas e funcionando como um escudo para uma eventual perda de memória. 

 

 

Foto destaque: Caminhada ao ar livre. Reprodução pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo