Saúde

Estudo mostra como boa alimentação pode prevenir o Alzheimer

Dieta mediterrânea, baseada em grande consumo de vegetais, pode estar associada a diminuição e precausão de uma das mais crueis doenças que afeta principalmente os mais velhos.

11 Mar 2023 - 21h00 | Atualizado em 11 Mar 2023 - 21h00
Estudo mostra como boa alimentação pode prevenir o Alzheimer Lorena Bueri

Com os avanços da tecnologia, a medicina acompanha tais melhorias e doenças que aparentemente não tinham cura ou um tratamento adequado, começam a ser vistas de forma diferente (ou uma fagulha de esperança começa a surgir). Um novo estudo mostrou que a doença de Alzheimer pode ser, de certa forma, precavida.

De acordo com um longo estudo feito pela Rush University (Estados Unidos da América) e publicado na revista Neurology, a dieta mediterrânea pode sim proteger as pessoas dessa terrível doença. A pesquisa se baseou em estudos feitos mediante exames onde alguns pacientes seguiram a dieta mediterrânea ao invés da outra dieta proposta (a Mind). A dieta mediterrânea, que ganhou a atenção dos pesquisadores, tem como parte principal o consumo de vegetais, frutas e três ou mais porções de peixe ao longo da semana (enquanto que a dieta Mind recomenda o uso específico de vegetais de folhas verdes como espinafre e couve além de indicar o consumo de frutas vermelhas em detrimento a outras frutas ou peixe no decorrer da semana). O fator curioso é que ambas as dietas recomendam tomar pequenas doses de vinho.



Doença de Alzheimer é alvo de mais uma pesquisa com resultados positivos. (Foto: Reprodução/Brasil Low Carb)


Ainda que seja um fator positivo, não há como comprovar causa e efeito do uso das dietas com o Alzheimer. O estudo se baseou em 581 pessoas com idade superior aos 80 anos que concordaram em doar seus cérebros após morrerem para longo e detalhado estudo científico. Assim sendo, 39% dos participantes foram diagnosticados com demência e 66% com o Alzheimer, dando assim base para um estudo detalhado.

Com uma detalhada e específica divisão a respeito das dietas, idade, sexo e outros critérios, a conclusão foi que de fato as pessoas com a dieta mediterrânea tinham melhor poder cerebral de forma que seus cérebros eram aparentemente mais jovens do que eram de fato.

Líder da pesquisa, Puja Agarwal deu suas declarações sobre o estudo e suas conclusões mediante as pesquisas e análises:

“Esses resultados são empolgantes. A melhora na dieta das pessoas em apenas uma área, como comer mais de seis porções de vegetais de folhas verdes por semana ou não comer frituras, foi associada a menos placas amilóides no cérebro, semelhante a ser cerca de quatro anos mais jovem. Embora nossa pesquisa não prove que uma dieta saudável resultou em menos depósitos cerebrais de placas amilóides, também conhecidas como um indicador da doença de Alzheimer, sabemos que existe uma relação e seguir as dietas Mind e mediterrânea pode ser uma maneira de as pessoas melhorarem a saúde do cérebro e protegerem a cognição à medida que envelhecem. Nossa descoberta de que comer mais vegetais de folhas verdes está associado a menos sinais da doença de Alzheimer no cérebro é intrigante o suficiente para que as pessoas considerem adicionar mais desses vegetais à sua dieta. Estudos futuros são necessários para estabelecer ainda mais nossas descobertas." - Pula Agarwal

Assim sendo mesmo uma pesquisa em fase de análise, ressalta mais uma vez a importância de boa alimentação e como isso é importante para prevenir doenças de todos os tipos.

Foto Destaque: Mais um estudo e mais uma esperança no diminuir das sequelas do Alzheimer. (Foto: Reprodução/MD Health)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo