Saúde

Estudo inédito concede remissão completa a paciente com câncer

A terapia celular consiste na modificação das células de defesa do corpo para o enfrentamento ao câncer. Cerca de 14 pacientes já passaram pelo tratamento.

29 Mai 2023 - 16h22 | Atualizado em 29 Mai 2023 - 16h22
Estudo inédito concede remissão completa a paciente com câncer  Lorena Bueri

A Universidade de São Paulo (USP), junto com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto, trouxeram um estudo para a rede pública de saúde do país, que consiste em uma técnica inédita contra o câncer que é utilizada em alguns países. A terapia celular usa as células de proteção do paciente que foram modificadas em laboratório contra a doença. 

A terapia celular também conhecida como CAR-T Cell, combate três tipos de cânceres, leucemia linfoblástica B, linfoma não Hodgkin de células B e mieloma múltiplo, que ataca a medula óssea do indivíduo. A pesquisa consiste na retirada de celular T (sistema de defesa do corpo), após passado por modificação genética, o DNA é inserido novamente no paciente. Essa modificação obriga as células a produzirem um elemento chamado CAR-T (Receptor de antígeno quimérico) que começam a reconhecer as células cancerígenas no organismo e a combatê-las com mais força. 


Exames médicos do antes e depois do tratamento/G1/Arquivo pessoal/Reprodução


No Brasil, com o auxílio das verbas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cerca de 14 pessoas já receberam o tratamento com a terapia celular. Dentre todos os pacientes houve ao menos 60% de remissão dos tumores. Paulo Peregrino, de 61 anos, foi um dos que realizaram o tratamento. Ele conviveu com a doença por 13 anos e em apenas um mês com a terapia celular teve a remissão completa do seu linfoma. Sua recuperação, como dos outros pacientes foi pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Para este segundo semestre, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), aprovou a pesquisa clínica e 75 pessoas devem receber o tratamento com o CAR-T Cell pelo SUS. O procedimento também está disponível na rede privada no país, contudo, custa em torno de R$ 2 milhões por pessoa. A reação da terapia pode ser agressiva no organismo e todo procedimento deve ser feito em hospitais especializados para o controle da inflamação. O estudo é essencial e revolucionou a medicina moderna. 

Foto destaque: Celulas Car-T Cells/Redes sociais/Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo