Bem Estar

Estudo evidencia que ser gentil pode impactar a bem-estar e a saúde mental

Estudo evidencia que ser gentil pode impactar a bem-estar e a saúde mental. A pesquisadora, Meena Andiappan estuda a relação entre o comportamento ético (gentileza) e o bem-estar

05 Out 2022 - 11h16 | Atualizado em 05 Out 2022 - 11h16
Estudo evidencia que ser gentil pode impactar a bem-estar e a saúde mental Lorena Bueri

Em publicação, o “Metrópoles” mostrou que o sentimento de ir atrás do bem-estar, incitado devido a preocupação com a saúde mental, foi mais intensificado na pandemia de Covid-19. Ou seja, os efeitos sociais da pandemia levaram muitos indivíduos a se concentrarem mais em sua saúde mental e a se protegerem daquilo que seja uma ameaça ao bem-estar. Assim, a comunidade científica, buscando entender melhor o que traz felicidade, tenta abordar o tema por vários ângulos.

Sendo assim, Meena Andiappan, pesquisadora da Universidade de Toronto, no Canadá, estuda a relação que há entre o comportamento ético, conhecido como gentileza, e o bem-estar, e também as formas como indivíduos podem se sentir cada vez mais felizes.

A pesquisadora, em artigo publicado no portal de divulgação científica “The Conversation”, explica: “Dado o recente movimento popular em direção aos ideais de autocuidado e foco no interior, queríamos investigar a melhor maneira de aumentar a felicidade e a saúde mental. Com isso, buscamos maneiras de diminuir os sentimentos cada vez mais comuns de ansiedade e depressão que surgiram durante a pandemia”


Post sobre o artigo de Meena Andiappan. (Reprodução/Twitter @ConversationCA)


A cientista, em seu estudo, fez uma comparação entre pessoas que escolheram tratar a saúde mental com atitudes de autocuidado (gastar dinheiro e tempo consigo mesmas), e pessoas que praticaram atos de gentileza com frequência. Meena cita diversas práticas como abrir a porta para alguém e doar bens para a caridade (nos dois casos, as ações praticadas eram simples e de baixo custo). 

Conforme divulgado pelo “Metrópoles”, os indivíduos que se dedicaram a praticar atos de bondade fora da sua rotina normal, foi visto um impulso maior no bem-estar e na saúde mental. Além desses pontos, foi também percebido queda significativa nos níveis de depressão e ansiedade nessas pessoas. 


Post sobre o assunto. (Reprodução/Twitter @Metropoles)


No fim das contas, a conclusão de tal estudo foi que passar mais tempo com outras pessoas e construir relações firmes faz parecer que os problemas são menores e menos urgentes. Outro detalhe apresentado por Meena é que viver uma vida voltada para os outros faz com que o indivíduo se sinta melhor. 

A pesquisadora, inclusive, faz um alerta para que os atos de gentileza não sumam com a rotina, pois a ideia é que a pessoa procure por atitudes novas e as faça com estabilidade. 

Foto Destaque: Ser gentil pode impactar a saúde mental e o bem-estar. Reprodução/Twitter @ConversationCA. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo