Saúde

Estudo aponta que varíola do macaco pode ser fatal para quem possui sistema imunológico baixo

O estudo feito e publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, apontou que pessoas infectadas por varíola e que possuem o HIV, podem ter sintomas graves ou mesmo morrer.

29 Out 2022 - 18h26 | Atualizado em 29 Out 2022 - 18h26
Estudo aponta que varíola do macaco pode ser fatal para quem possui sistema imunológico baixo Lorena Bueri

Um estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), apontou que pessoas infectadas por varíola e que possuem sistema imunológico gravemente debilitado - como as que possuem o HIV - podem manifestar sintomas graves ou até mesmo morrer. “A varíola e o HIV colidiram com efeitos trágicos”. É o que explica o Dr. Jonathan Mermin, líder de resposta a Varíola dos Estados Unidos para o CDC.  

Segundo o estudo divulgado na última quarta-feira (26), foram analisados 57 casos de pacientes norte-americanos internados, com complicações pelo Monkeypox - Varíola dos macacos - e apontando que 83% das pessoas possuíam o sistema imunológico enfraquecido, em maioria dos casos devido a infecção do HIV. Ainda foi mostrado que os pacientes não estavam sendo tratados para o vírus que causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). 


Amostra de sangue para teste da Varíola do macaco. (Foto: Reprodução/Freepik BR)


O estudo 

Na generalidade do estudo, foi descoberto que apenas quatro de 47 pacientes infectados pelo HIV, estavam sendo medicados com a terapia antirretroviral - drogas que mantêm o vírus sob controle, sendo 95% do sexo masculino e 68% negros. A analise ainda mostrou que de 17 pacientes que estevam na UTI - Unidade de Terapia Intensiva - 12 morreram e destes cinco apresentaram a varíola do macaco como causa da morte ou um fator coadjuvante. "O relatório de hoje lembra a todos nós que o acesso à prevenção e tratamento da varíola e do HIV é importante – para a vida das pessoas e para a saúde pública". Explicou o Dr. Mermin. 

O CDC instrui que as pessoas com potenciais suspeitas de contaminação pelo vírus da varíola dos macacos, iniciem o tratamento o mais rápido possível, além disso recomendou que os médicos iniciem os procedimentos e tratamentos de HIV, para quem testar positivo ao vírus. 

Situação da varíola no Brasil e no mundo 

Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde - a doença viral foi declarada como surto de emergência, o órgão ainda informou que são mais de 76mil casos confirmados no mundo, além de que em mais de 90 países dos quais o vírus não é nativo relataram surtos da doença. No Brasil segundo o do Ministério da Saúde, de acordo com o boletim do dia 24 de outubro, já foram confirmados 9.026 casos e 4.765 suspeitas. Além disso o país registrou a oitava morte em decorrência da varíola do macaco, ultrapassando assim a Nigeria e se tornando o maior número de vítimas em decorrência da doença em todo o mundo

Foto destaque: Mulher em área de vacinação para a varíola dos macacos. Reprodução/REUTERS/Brendan McDermid

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo