Saúde

Estudo aponta que mitocôndria pode ser o segredo para longevidade

Ativar o sistema imune inato é um requisito para longevidade: a mitocôndria sofre por uma leve disfunção fazendo o animal viver mais e protegendo contra patógenos.

10 Abr 2022 - 14h00 | Atualizado em 10 Abr 2022 - 14h00
Estudo aponta que mitocôndria pode ser o segredo para longevidade Lorena Bueri

Uma pesquisa publicada na revista The Embu Journal revela a forma de aumentar a longevidade humana: comprometendo a função da mitocôndria. Segundo os pesquisadores este estudo é o primeiro a mostrar a relação do sistema imune inato neste progresso. A mitocôndria é uma organela fundamental para o nosso organismo, pois é através dela que as células recebem a energia necessária. Mas se a mitocôndria é tão importante assim, como que iremos aumentar a longevidade humana comprometendo a sua função?

A explicação fica por conta da autora do trabalho Juliane Campos, que estagia em Harvard Medical School (EUA), explica que, quando a mitocôndria ‘trabalha’ abaixo do nível normal de atividade gera um estresse para a célula que responde protegendo o organismo contra patógenos, fazendo a célula viver mais. No entanto, nesta mesma situação, se a mitocôndria trabalhar mais abaixo de sua função, o estresse será maior fazendo sistema celular colapsar.

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Júlio César Batista Ferreira, associado do Instituto de Ciências Biomédicas e coautor do trabalho explica: “(...) quando a mitocôndria é submetida há um leve estresse, exercício físico por exemplo, a célula bioquimicamente compensa o desequilíbrio preparando-a para futuras situações adversas. Porém caso este estresse for maior e prolongado, como em doenças degenerativas, os mesmos substitutos não são suficientes levando a morte da célula”.


As mitocôndrias fornecem a energia necessário para o corpo. (Foto: Reprodução/ Getty Images)


De acordo com Campos, o objetivo agora é entender o mecanismo da perturbação mitocondrial que aumenta a longevidade, então pode-se identificar futuros alvos terapêuticos.

O grupo de estudiosos utilizou um dos métodos mais conhecidos de estudo sobre o envelhecimento, um verme do solo, o Caenorhabditis Elegans, para o seu método experimental, pois oferece algumas vantagens. Pelo fato do verme ser transparente permite visualizar os órgãos interiores e mesclando com proteínas fluorescentes para identificar o fenótipo dentro do organismo. Outra vantagem de utilizar o verme é que ele se alimenta de bactérias, então é mais fácil manipular um gene específico neste organismo.

Ferreira informa como entender o papel de um gene: "Ou você o retira do sistema e vê o que acontece; ou você aumenta sua expressão no sistema e avalia o efeito". O grupo cultivou alimentou o verme com colônia de bactérias modificadas que, ao serem ingeridas, desligou um gene específico. A intenção do grupo foi concluir porquê o animal vive mais quando a mitocôndria sofre o estresse metabólico, porém não é um trabalho fácil, pois é preciso identificar qual gene é responsável pelo processo e, segundo os profissionais, existem milhares delas.

A conclusão do artigo publicado foi que ativar o sistema imune inato é um requisito para longevidade: a mitocôndria sofre por uma leve disfunção fazendo um animal viver mais e protegendo contra patógenos.

"Em suma, a mitocôndria sob estresse manda um sinal de alerta para o sistema imune. E esse sinal faz com que o organismo viva mais. Quando a gente deleta genes relacionados ao sistema imune inato ou impede que eles sejam ativados nesse animal com leve disfunção mitocondrial, toda essa resposta benéfica é abolida".

De acordo com os pesquisadores não a certeza de que iremos desvendar os segredos da longevidade, mas pelo menos conseguiremos fazer o indivíduo viver melhor no mesmo período, promovendo a melhora na qualidade de vida.

 

 

Foto Destaque: Mitocôndria observada a partir de um super-microscópio. Reprodução/ Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo