Beleza

Estilista que inovou na Calvin Klein lança marca própria em solo nacional

11 Mai 2023 - 15h49 | Atualizado em 11 Mai 2023 - 15h49
Estilista que inovou na Calvin Klein lança marca própria em solo nacional Lorena Bueri

O designer brasileiro Francisco Costa ganhou destaque internacional nos anos em que esteve à frente de maisons como Calvin Klein, Gucci e Oscar de la Rente. Conhecido pelo estilo minimalista, o mineiro decidiu lançar sua própria marca de beleza nos Estados Unidos. Quatro anos depois, a Costa Brazil chega a solo nacional com o lançamento de sua primeira fragrância, Aroma. 


Aroma é a primeira fragrância da marca e será vendida no Brasil. Reprodução/InstagramAroma é a primeira fragrância da marca e será vendida no Brasil. Reprodução/Instagram


O estilista vive em Nova York há 35 anos e é figura bem-quista no mundo fashion. Sua marca fez tanto sucesso no território norte-americano, que foi adquirida pela Amyris em 2021. A empresa de biotecnologia já é dona de marcas como Rose Inc. e Biossance. Mesmo com a fusão, Costa seguiu como CCO da própria marca e planejou a expansão para o Brasil e outros mercados pelo mundo.

Os produtos da Costa Brazil serão vendidos nas lojas e no e-commerce da Sephora a partir de junho. O objetivo é disponibilizar todo o portfólio no país. No entanto, neste momento, 15 produtos chegam às prateleiras. Os óleos, que são os queridinhos das consumidoras, estão confirmados, como o best-seller Kaya Jungle Firming Body Oil e o Sunlight Body Oil. Também serão comercializados cremes para corpo, séruns para rosto, sais de banho, óleos de limpeza, velas e uma ferramenta de massagem.

 

Luxo minimalista é marca da Costa Brazil

A logomarca da Costa Brazil, assim como as embalagens, foram inspiradas nas criações do italiano Piero Manzoni, quem Francisco Costa já admirava e usou como base para seu trabalho nos anos em que foi diretor criativo da Calvin Klein.

Os frascos são feitos com metal e vidro, com tom minimalista, e acabam servindo também de decoração. No caso do recém-lançado perfume Aroma, o recipiente tem o desenho sofisticado de um bloco de madeira. 


Minimalismo do estilista está presente nos frascos e embalagens. Reprodução/InstagramMinimalismo do estilista está presente nos frascos e embalagens. Reprodução/Instagram


A fragrância, desenvolvida em parceria com o perfurmista alemão Frank Voelkl, da Firmenich, combina ingredientes produzidos de forma sustentável, como flores brancas, óleo de laranja do Brasil, pimenta-rosa, gerânio bourbon, óleo de noz-moscada, mirra e vetiver. Alguns são feitos em laboratório, como almíscar e uma edição sintética de patchouli. 

A nota amadeirada terrosa aliada ao frasco minimalista e luxuoso levaram à indicação do Aroma à categoria de fragrância do ano do Fragrance Foundation Awards 2023. A concorrência era pesada: Chanel, Gucci e Francis Kurkdjian também estavam no páreo.

 

Jungle Complex: o segredo da Costa Brazil está na Amazônia

Três ingredientes extraídos na Amazônia são a essência das fórmulas da Costa Brazil. O trio é chamado pela marca de Jungle Complex e inclui breu branco, óleo do fruto da sapucaia e óleo da semente de árvore de cacau. As substâncias são anti-inflamatórias, antioxidantes e calmantes


Francisco Costa no Fragrance Foundation Awards 2023. Reprodução/InstagramFrancisco Costa no Fragrance Foundation Awards 2023. Reprodução/Instagram


Francisco Costa fez viagens ao norte do Brasil em busca dessas matérias-primas. Ele se uniu a pesquisadores, produtores rurais e entidades da região para achar ingredientes com as propriedades certas para a pele e que pudessem ser produzidos em grande escala. Desde então, o estilista vem uma vez ao ano para se atualizar e inspirar em novas substâncias.

“Temos muitos produtos em desenvolvimento, novas fragrâncias, óleos bronzeadores, tudo em conexão com o DNA brasileiro”, resumiu em entrevista recente à Vogue.

 

 

Foto de capa: Costa Brazil imprime luxo e sofisticação de um jeito minimalista. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo