Moda

Estética de "Wandinha" resgata o gótico e se torna tendência

Após o grande sucesso da nova série da Netflix ‘Wandinha’, a estética ‘garota gótica’ chega com tudo às tendências do momento e já marca presença nas passarelas das semanas de moda do ano.

07 Dez 2022 - 14h00 | Atualizado em 07 Dez 2022 - 14h00
Estética de 'Wandinha' resgata o gótico e se torna tendência Lorena Bueri

Os reais ícones da cultura pop atravessam gerações, renovando o público e tendências na medida em que as décadas passam e os movimentos culturais se reinventam, como é o caso da Família Addams com seu estilo gótico-preppy que não sai de moda desde os anos 1930, quando o estadunidense Charles Addams criou os personagens. A nova série de sucesso da Netflix “Wandinha” prova que o visual lúgubre da filha adolescente de Mortícia e Gomez era exatamente o que precisávamos após o boom dos looks delicados e coloridos das tendências Y2K, barbiecore e cottagecore as quais dominaram as redes sociais após serem adotadas pela geração Z.

Sob a direção de Tim Burton, a série protagonizada por Jenna Ortega, Catherine Zeta-Jones, Gwendoline Christie e Christina Ricci, que deu vida a Wandinha nos filmes dos anos 90, renova a estética gótica já conhecida de Burton e está fazendo grande sucesso pelo mundo. No TikTok, a tag #Wandinha já soma 1.2 bilhões de menções.


Família Addams (Foto: Reprodução/Pinterest)


A produção acabou de estrear e já superou a 4ª temporada de Stranger Things com mais horas vistas na primeira semana após o lançamento. Esta seguiu a tendência dos looks largos e coloridos dos anos 80, mesmo período no qual jovens góticos enchiam clubes underground ao som de Depeche Mode. A estética dessa geração está de volta às passarelas e já conquistou o seu lugar no pódio das tendências para o próximo ano.

Basta apenas olhar os designs de Rick Owens, Balmain, Dior, Valentino, Alaïa, Versace e tantos outros nomes das semanas de moda internacionais. No Brasil, o gótico tropical marcou presença no último São Paulo Fashion Week nas peças de Walério Araújo.

A cena de Wandinha dançando no baile de formatura da escola com o vestido preto Alaïa está bombando nas redes sociais. A peça rendada protagoniza o momento ao som de The Cramps enquanto a atriz faz movimento inspirados nos clubes góticos dos anos 80, provando que a moda vai além do look.


Jenna Ortega como "Wandinha" (Foto: Reprodução/Pinterest)


Para incorporar os looks da personagem, preto sobre preto é uma combinação infalível que, combinada com mocassins e uma gola Peter Pan, é a cara da adolescente.

Foto destaque: Jenna Ortega como "Wandinha" (Reprodução/Pinterest).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo