Esportes

Estatísticas apontam disputa em pé de igualdade na final da Libertadores

Athletico e Flamengo disputam a final do torneio continental neste sábado e os números prometem um jogo equilibrado entre os rubro-negros. Confira o retrospecto continental dos dois times.

28 Out 2022 - 12h00 | Atualizado em 28 Out 2022 - 12h00
Estatísticas apontam disputa em pé de igualdade na final da Libertadores Lorena Bueri

A final da Libertadores acontecerá neste sábado às 17h. O Flamengo parte para Guayaquil, no Equador, em busca de seu terceiro título, enquanto o Athletico vai atrás de um título inédito. Embora o Flamengo seja tido como favorito, os dois estão em pé de igualdade quando o assunto é competições continentais na última década. 

O Furacão participou de 10 competições organizadas pela Conmebol, um dos clubes brasileiros com mais participações. Nessas, o time sulista conquistou dois títulos da Copa Sul-Americana (2018 e 2021) e dois vices da Recopa Sul-Americana (2019 e 2022). Foram 83 partidas disputadas com 59% de aproveitamento em campo e um saldo positivo de 34 gols (112 gols marcados, 78 sofridos).


Athletico x Bragantino campeão troféu Sul-Americana — Foto: Reuters

Athletico vence Bragantino e é campeão do troféu Sul-Americana (Foto: Reuters)


Enquanto isso, o Flamengo disputou o mesmo número de torneios continentais e também saiu com dois títulos: a Libertadores de 2019 e a Recopa Sul-Americana de 2020. Além disso, o time carioca ficou com os vices da Copa Sul-Americana de 2017 e da Libertadores do ano passado. No total, jogaram 82 partidas e obtiveram 67% de aproveitamento. O saldo de gols também foi positivo: 87 (170 gols marcados e 83 sofridos). 

No mata-mata, os rubro-negros também estão com estatísticas parecidas. Em 24 confrontos eliminatórios, o Furacão venceu 18 jogos. Já o Flamengo disputou esse tipo de duelo 20 vezes, tendo vencido 15. Ambos possuem 75% de sucesso.

Mas em um tópico sensível para o Flamengo, o Athletico é superior: os pênaltis. Desde 2013, o time paranaense disputou quatro disputas de pênaltis e venceu todas. Já o Flamengo passou por isso duas vezes. Em 2019, venceu o Emelec nas oitavas de final. Mas em 2020 perdeu para o Racing em pleno Maracanã, na semifinal.


Flamengo perde nos pênaltis e se despede da Libertadores em 2020 (Foto: Antônio Lacerda / Reuters)

Flamengo perde nos pênaltis e se despede da Libertadores em 2020 (Foto: Antônio Lacerda / Reuters)


As duas delegações estão em solo equatoriano desde a última quarta-feira e se preparam para o embate de sábado no estádio Monumental.

Foto destaque: Athletico-PR x Flamengo (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo