Notícias

Estados Unidos acusam Coreia do Norte de testar novo sistema de mísseis intercontinentais

Dois testes foram anunciados entre fevereiro e março deste ano. A Casa Branca considera as manobras uma 'grave escalada'. Pyongyang garante que os testes tinham objetivo de desenvolvimento de satélites.

11 Mar 2022 - 12h07 | Atualizado em 11 Mar 2022 - 12h07
Estados Unidos acusam Coreia do Norte de testar novo sistema de mísseis intercontinentais  Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (10), os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de ter testado "um novo sistema de mísseis balísticos intercontinentais". O país efetuou vários lançamentos de mísseis desde o início do ano, mas Washington analisou mais precisamente os que foram realizados em 26 de fevereiro e 4 de março.

"Estes lançamentos procuram certamente testar os elementos deste novo sistema antes que a Coreia do Norte proceda a um lançamento de longo alcance, que poderia tentar mascarar como se fosse um lançamento espacial", alegou um alto funcionário da Casa Branca.

O governo de Pyongyang, por sua vez, garante que esse lançamentos eram apenas testes para o desenvolvimento de satélites. Como resposta, os Estados Unidos vão anunciar nesta sexta-feira medidas para "impedir que a Coreia do Norte tenha acesso a produtos e tecnologias estrangeiras para desenvolver os seus programas com armas proibidas", prometendo novas ações nos próximos dias.


Estação em Seul mostra notícia sobre lançamento de míssil pela Coreia do Norte (Foto: Reprodução/Jung Yeon-je/AFP)


"Os Estados Unidos decidiram tornar pública esta informação e partilhá-la com os nossos aliados e parceiros porque damos prioridade à redução dos riscos estratégicos e porque acreditamos firmemente que a comunidade internacional deve falar de forma uníssona para se opor ao desenvolvimento futuro destas armas por parte da Coreia do Norte", afirma o governo dos EUA.

Segundo a mesma fonte de Washington, os Estados Unidos dizem continuar “à procura de um diálogo diplomático” e estarem dispostos a um encontro com os norte-coreanos.

Esta semana, os EUA e seus aliados tentaram a aprovação de um texto contra a Coreia do Norte, no Conselho de Segurança da ONU, mas não conseguiram após rejeições da Rússia e da China.

Pyongyang recusou até agora todas as ofertas de diálogo desde que as negociações em 2019 entre o líder Kim-Jong-um e o então presidente americano, Donald Trump, fracassaram. 

O anúncio de Washington aconteceu depois da vitória de Yoon Suk-Yeol nas eleições presidenciais da Coreia do Sul. O novo presidente já manifestou a intenção de ser firme perante o país vizinho e prometeu "ensinar algumas maneiras" a Kim Jong-um em um conversa telefônica com o presidente americano, Joe Biden, que ligou para parabenizar a vitória, nesta quinta-feira. 

 

 

Foto Destaque: EUA acusa Coreia do Norte de testar novo sistema de mísseis intercontinentais. Reprodução/AFP.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo