Notícias

Estado do Kansas nos EUA aprova continuidade da lei que dá direito ao aborto

Estado americano é o primeiro a votar e ratificar a lei que garante o direito da mulher em interromper a gestação, lei está em vigor no país desde o ano 1973.

03 Ago 2022 - 21h26 | Atualizado em 03 Ago 2022 - 21h26
Estado do Kansas nos EUA aprova continuidade da lei que dá direito ao aborto Lorena Bueri

Na última terça-feira (2), o estado do Kansas aprovou em votação, a manutenção da lei Roe vs Wade, que dá o direito ao aborto legal no estado americano, essa foi a primeira consulta à população desde que a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou a lei que legaliza o aborto até a 22ª e 24ª semana de gestação das mulheres. A Lei Roe vs Wade estava em vigor no país desde 1973, ou seja, há quase 50 anos, quando em meados deste ano,  juízes decidiram por revogar a lei.

Segundo a mídia norte-americana, 60% dos eleitores foram contra essa mudança na Constituição federal de restringir o direito a interrupção da gravidez, e votaram a favor da continuidade da lei que prevalece no país há 50 anos.

A imprensa local calcula que o número de eleitores do estado que saíram de suas casas para votar, tenha sido em torno de 50% da população total do Kansas, número considerado normal pela imprensa neste tipo de votação.


O presidente Joe Biden disse ter sido uma vitória para o país a manutenção da lei. (Foto: Reprodução/Andrew Harnik/AFP)


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou através das suas redes sociais que esse resultado é uma ampliação aos cuidados da saúde reprodutiva das mulheres. “É uma vitória importante para o Estado do Kansas, mas também para todos os americanos que acreditam que as mulheres devem poder tomar suas próprias decisões de saúde sem interferência do governo

Para a imprensa americana, esta votação pode ter sido um grande teste para que o aborto seja legalizado em todo o país, outros estados como a Califórnia e o Kentucky devem votar pela mesma questão no mês de novembro, junto com as eleições de meio de mandato, quando os adversários correm em busca de apoiadores.

 

Foto destaque: Mulher gávida posa para foto. Reprodução/Pexels/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo