Saúde

Estação das frutas: Veja alguns alimentos para sua dieta durante o outono

Neste período do ano, a grande produção de algumas frutas no outono dão mais acessibilidade na hora de compor uma boa alimentação. Veja alguns alimentos e seus benefícios.

23 Mar 2022 - 09h43 | Atualizado em 23 Mar 2022 - 09h43
Estação das frutas: Veja alguns alimentos para sua dieta durante o outono Lorena Bueri

O outono chegou e com ele as características próprias da estação. Também conhecida como a ‘Estação das frutas’, este período do ano proporciona maior demanda de algumas frutas por ajudar na grande produção.

As frutas desta estação são ótimas opções para manter uma boa dieta, ajudando a saúde e sendo bastante acessíveis. Com diversas alternativas para compor uma boa alimentação, listamos algumas frutas ricas em nutrientes e vitaminas para serem consumidas durante este período que vai até dia 21 de junho.


Algumas frutas desta estação do ano. (Foto: Reprodução/Atual Nutrição)


Veja as principais frutas e seus benefícios:

Coco seco:
Este alimento possui uma grande fonte de boa gordura e tem ação antioxidante auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, além de estimular a atividade do intestino, um processo muito importante para a saúde. Outro benefício que muitos não sabem, é que esta fruta também ajuda na saciedade, ideal para quem precisa emagrecer.

Maçã:
Facilmente encontrada o ano todo, esta frutas também é característica do outono. A maçã é rica em diversas vitaminas e minerais, como A, C e E, também é composta por complexo B, ferro e fósforo. Com estes benefícios, o alimento ajuda no funcionamento do fígado e rins. Outro grande benefício, vai muito além do organismo, pois a fruta também proporciona higiene bucal por ajudar a remover resíduos na placa bacteriana da dos dentes, além de prevenir a roquidão.

Caqui:
Também rico em vitaminas, como a A, C e complexo B, esta fruta, assim como o coco, é antioxidante, auxiliando no sistema imunológico, intestino e no combate ao envelhecimento. Além disso, este alimento também é composto por cálcio, potássio e fósforo.

Goiaba:
Esta fruta já auxilia na redução do colesterol, por não conter grande quantidade de gorduras, calorias e principalmente açúcar. Além disso, este alimento ajuda muito na cicatrização da pele em possíveis dados e no sistema nervoso. A goiaba também é rica em vitaminas A, B e C, concentrando bastante fibra, cálcio, ferro e fósforo.

Maracujá: 
Muito famoso pelo seu efeito calmante, esta fruta, muito consumida em sucos e chás, também não fica para trás. Rico em vitamina B e C, além de sais minerais, fortalece os vasos sanguíneos, atua no funcionamento do intestino, ajuda em infecções, além de atuar no sistema nervoso, do qual é muito conhecida. Além disso, muitos também não sabem que o maracujá ajuda nos cabelos, olhos e pele, sendo uma ótima opção para quem precisa desse cuidado.

Uva roxa:
Sendo mais um alimento antioxidante, a uva roxa tem um potencial para combater o envelhecimento e possíveis doenças cardíacas. A fruta é indicada por nutricionistas a ser consumida todos os dias por colaborar na longevidade.

Abacate: 
Também é capaz de ajudar no combate a possíveis doenças cardiovasculares, o abacate também ajuda na prevenção. Riquíssimo em vitamina A, possui fonte de energia e ômega 3 capazes de ajudar no envelhecimento precoce e até na saúde física e mental.

Tangerina:
Por fim, a tangerina também compõe a lista. Assim como as outras frutas, não deixa de ser rica em vitamina, que em sua composição é fonte das vitaminas A e C, auxiliando na imunidade, na saúde da pele, unha e cabelo, além de ter efeito diurético. Nesta estação que apresenta instabilidade no tempo, tendo alguns dias frios, a tangerina também ajuda na prevenção de gripes e resfriados.

Diante das diversas opções disponíveis no outono, há inúmeras possibilidades na hora de preparar sua alimentação de forma saudável e saborosa, aproveitando da melhor forma esta estação tão bonita.

 

Foto destaque: As frutas da estação do outono. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo