Tech

Estação Espacial Internacional será desativada em 2030

A ISS, como é traduzida em inglês, é a maior construção humana no espaço que se prepara para reentrada controlada no Oceano Pacífico após colaboração global bem-sucedida

10 Mai 2023 - 18h30 | Atualizado em 10 Mai 2023 - 18h30
Estação Espacial Internacional será desativada em 2030 Lorena Bueri

Desde que foi construída em 1988, a Estação Espacial Internacional (ISS em inglês) tem circulado em órbita ao redor da Terra. Desde a primeira tripulação que chegou em novembro de 2000, mais de 250 visitantes de 20 países diferentes já estiveram na estação.


               

Estação Espacial Internacional. (Reprodução/ Istock)                               


De acordo com Josef Aschbacher, chefe da Agência Espacial Europeia (ESA), a ISS é um sucesso enorme. A ESA é apenas uma das mais de dez organizações parceiras envolvidas no programa.

A Estação Espacial é uma realização da colaboração global, principalmente entre os Estados Unidos e a Rússia, que começaram a trabalhar juntos pouco depois do caos da União Soviética.

A maioria dos equipamentos da estação espacial tem vários anos e, eventualmente, a estação pode se tornar perigosa ou descontrolada em sua órbita ao redor da Terra. Para evitar isso, a estação deve ser trazida de volta à Terra de forma segura, por meio de uma reentrada controlada no Oceano Pacífico. Essa seria a maior reentrada espacial já realizada.

Em março, a Nasa solicitou ao Congresso Americano recursos para começar a desenvolver um "rebocador espacial" que podeser necessário para resolver esse problema, já que ele empurraria a estação de volta para a atmosfera.

A Estação Espacial Internacional (ISS) possui uma extensão de 109 metros, equivalente ao tamanho de um campo de futebol, e é a maior construção feita pelo ser humano no espaço. Embora sua vida útil tenha sido ampliada várias vezes, existe um consenso de que prolongá-la além de 2030 seria perigoso.

O processo de desativação da ISS começará em 2026, quando a órbita da estação começará a ser afetada naturalmente pela resistência atmosférica, fazendo com que ela diminua sua altitude de 400 para cerca de 320 km até meados da década de 2030.

Nessa época, uma última equipe de tripulantes será enviada para a ISS, possivelmente para remover equipamentos ou objetos históricos significativos que ainda estejam lá. Esse processo de retirada também ajudará a reduzir o peso da estação espacial.

As partes que resistirem à reentrada terão como destino o Ponto Nemo. Esse local é uma área do Oceano Pacífico, localizada entre a Nova Zelândia e a costa do Chile, que é frequentemente designada como um cemitério para naves espaciais.

Foto destaque: Estação Espacial Internacional. (Reprodução/ Istock)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo