Saúde

Esquecer do celular por pelo menos uma hora por dia pode melhorar a sua saúde

De acordo com participantes de uma pesquisa, desligar o celular por pelo menos uma hora antes de dormir pode ajudar a diminuir a ansiedade. O objetivo da ação foi relatar o estresse que o celular causa em uso excessivo.

23 Abr 2022 - 10h28 | Atualizado em 23 Abr 2022 - 10h28
Esquecer do celular por pelo menos uma hora por dia pode melhorar a sua saúde Lorena Bueri

Uma pesquisa publicada na Psychology Today mostra que o uso em excesso do telefone celular resulta em maiores níveis de estresse e uma menor satisfação da vida, aumentando assim a ansiedade, depressão e a qualidade do sono. De acordo com a pesquisadora, Jolanta Burke, a ideia deste projeto surgiu na tentativa de ajudar as pessoas a fazer um bom uso de seus celulares e garantir uma boa noite de sono. 

O estudo convidou profissionais do Reino Unido, que costumavam usar muito os seus smartphone, a desligarem o aparelho exatamente uma hora antes de dormir e mantê-lo desligado durante toda a noite por apenas uma semana.

"Ao longo dos anos, os telefones se tornaram um reflexo de nossas vidas, dispositivos que simbolizam nossa identidade, e é por isso que eles são tão difíceis de largar", declarou a pesquisadora.


Pessoa com celular na mão (Reprodução/Unsplash)


Jolanta Burke e sua aluna Nicola Hughes foram as responsáveis pela pesquisa. Segundo elas, os participantes relataram uma melhora no sono, sendo capazes de adormecer mais rápido do que costumavam antes de embargarem no experimento. Outros participantes afirmaram uma melhora na vida sexual. 

Algo de grande importância relatado por alguns participantes da pesquisa foi a diminuição da ansiedade antes de dormir. Muitos explicaram que tinham mais tempo para realizarem coisas que antes não encontravam tempo para fazer, como ler um livro antes de dormir. Outros afirmaram que tiveram mais tempo para pensar nos problemas e soluções para tais, podendo assim planejar melhor o seu próximo dia. 

"É claro que sabíamos que isso resultaria em aguma melhora na felicidade e no bem-estar, mas as descobertas surpreenderam até nós", afirmou a pesquisadora. 

Jolanta afirmou que 90% dos participantes do experimento tem o desejo de continuar com o hábito de desligar o seu celular uma hora antes de dormir. A pesquisadora concluiu que esta é apenas uma pequena mudança que você pode fazer para melhorar a sua vida.

Foto destaque: Pessoa com insônia. Reprodução/Unsplash

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo