Mundo Animal

Espécie venenosa de peixe chega causando medo em Pernambuco

Espécie marinha tem causado problemas e acidentes pela costa brasileira. O Nordeste tem convivido com muitos novos casos de aparecimento da espécie que é considerada uma praga.

10 Mar 2023 - 09h45 | Atualizado em 10 Mar 2023 - 09h45
Espécie venenosa de peixe chega causando medo em Pernambuco Lorena Bueri

O estado de Pernambuco convive com um problema marinho em suas águas. Além dos tubarões encontrados nos últimos dias nas praias de Recife, outro predador feroz começa a invadir os mares do estado nordestino: o peixe-leão.

Aparentemente inofensivo, o "terois volitans ou P. miles" (seu nome científico) é um grande perigo não só para o equilíbrio da biodiversidade dos locais como também para os seres humanos. Tido como um predador feroz assim como seu "primo mamífero", a alimentação do peixe varia de pequenos crustáceos a outros peixes quase do seu tamanho, que pode chegar a 47 centímetros. Outro fato que potencializa o problema é a falta de um grande predador natural, sendo alimento apenas de tubarões e garoupas em algumas ocasiões.


Algumas orientações são necessárias quanto ao manuseio do peixe-leão, uma perigosa espécie de invertebrada. (Foto: Reprodução/Projeto Conservação Recifal)


Um problema para o reino animal devido a sua grande reprodução, já que uma fêmea de peixe leão pode colocar até 2 milhões de ovos por ano, a espécie também pode levar perigo a vida humana pelo fato de seus espinhos possuírem uma toxina capaz de causar inchaço, vermelhidão, febre e até convulsões em casos mais extremos (como aconteceu com um pescador recentemente que pisou em um peixe e teve convulsões no estado do Ceará).

No entanto não é só o estado de Pernambuco que convive com o problemático invertebrado, ainda que o caso mais recente Ilha de Itamaracá, no Grande Recife. O peixe leão vem se proliferando com facilidade por todo litoral do Nordeste desde o ano passado, tendo sido visto também em outros estados como Piauí (e também estados do norte do país como Amapá e Pará) além da ilha de Fernando de Noronha.

Natural dos oceanos Índico e Pacífico, o peixe-leão tem se tornado uma praga pelo alto grau de proliferação e a falta de um predador natural em águas brasileiras. Isso aumenta ainda mais a necessidade de cuidado com o peixe, que não deve ser manuseado sem a necessária orientação técnica. A prefeitura do estado de Pernambuco já tem capacitado mais de 2 mil pescaores através do Projeto Conservação Recifal, que visa ensinar pessoas que vivem do mar a lidar com espécies perigosas como o peixe leão.


Foto Destaque: Peixe-leão vem causando acidentes e seu crescimento desenfreado começa a causar preocupação no Nordeste brasileiro. Reprodução/Tommaso Giarrizzo/Arquivo pessoal

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo