Mundo Pet

Especialistas sugerem recomendações menos dolorosas para dar remédios aos cachorros

É interessante utilizar seringa para dar o remédio para o pet, e não precisa que o animal abra a boca, só posicionar de forma correta, na lateral e no fundo, inserindo em uma abertura que encontrar

05 Dez 2022 - 12h20 | Atualizado em 05 Dez 2022 - 12h20
Especialistas sugerem recomendações menos dolorosas para dar remédios aos cachorros  Lorena Bueri

Tomar remédio já é difícil para o ser humano, quanto mais para os animais. Porém, o médico-veterinário Rafael Parra Lessa, experiente na área clínica, com André Gaspar, especialista no setor de adestramento de cães, sugerem recomendações para aliviar o sofrimento dos bichinhos no momento de ingerir as medicações líquidas.

É importante estar calmo na hora de dar o remédio para o cachorro, caso contrário poderá machucá-lo. E os pets podem sentir que a pessoa está estressada ou nervosa nesse momento, assim eles ficam prontos para se defenderem e poderá ser difícil controlá-los.

Outra excelente alternativa é mesclar o medicamento com um petisco habitual do animal. Assim, ele fará sua refeição normalmente sem conseguir distinguir que estará também ingerindo uma medicação. Também é recomendável misturar o remédio com a água que ele bebe frequentemente, sendo uma quantidade pequena, para garantir o consumo de toda a medicação. Só evite fazer isso no caso de o medicamento ter gosto amargo, para que o pet não associe o sabor ruim com seu alimento diário. Lembre-se sempre de consultar o veterinário do seu bichinho, para saber se a eficácia do tratamento não será anulada se for misturada com ração.


Cachorros famosos posam em perfil do instagram. (Foto: Reprodução/Instagram)


Uma opção eficaz é utilizar seringa para dar o remédio para o pet. Ela precisa ser de tamanho médio, e não é necessário que o animal abra a boca, só posicionar de forma correta, na lateral e no fundo, inserindo em uma abertura que encontrar. Dessa forma, será introduzido longe da língua do cachorro e evitará que ele sinta o sabor do medicamento. Soltar o líquido da seringa devagar também é importante para evitar que o bichinho se engasgue. Após aplicar a medicação, presenteie o pet com um petico e afago para confundir o momento desconfortável com alegria e carinho.

Lembre-se sempre de nunca usar força para aplicar a medicação no pet, para não dificultar as próximas vezes e caso o animal jogue fora o remédio, não aumente a dose, exceto se o médico tiver autorizado. Sempre siga as técnicas recomendadas pelo veterinário do seu bichinho e os tipos de medicamentos sugeridos por ele. Não faça nada fora das recomendações médicas.

Foto Destaque: Maru, um cachorro japonês famoso no instagram, com mais de 2 milhões de seguidores. (Foto: Reprodução/Instagram)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo