Saúde

Especialistas estadunidenses descartam transmissão aérea da varíola dos macacos

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças afirma que o vírus da varíola dos macacos é diferente de outros, como da covid e sarampo, e não pode ser transmitido através de pequenas partículas suspensas no ar.

11 Jun 2022 - 16h30 | Atualizado em 11 Jun 2022 - 16h30
Especialistas estadunidenses descartam transmissão aérea da varíola dos macacos Lorena Bueri

Na última sexta-feira (10) autoridades do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos descartaram a hipótese de o vírus da varíola dos macacos, monkeypox, ser transmitido através do ar. Doenças como o sarampo e a Covid-19 são transmitidas dessa maneira à população, mas de acordo com o CDC a transmissão aérea da varíola dos macacos, por meio de pequenas partículas de vírus que permanecem suspensas no ar ou se espalham nas correntes de ar, “não foi relatada”.

Especialistas em virologia afirmam que o vírus da monkeypox se espalha, geralmente, através de gotículas e outras secreções respiratórias expelidas por pessoas infectadas, mas essas secreções “caem do ar rapidamente”, não estando sujeita a transmissão aérea. Até o momento a única outra forma de transmissão da varíola dos macacos registrada é através do contato direto com feridas ou materiais contaminados de pacientes, como roupas de cama e objetos pessoais.

“Nos casos em que as pessoas que têm varíola dos macacos viajaram de avião, nenhum caso conhecido de varíola ocorreu em pessoas sentadas ao seu redor, mesmo em longos voos internacionais”, afirmou o CDC na nota divulgada.


Profissional aplica medicamento em lesões cutâneas em uma criança. (Foto: Reprodução/Portal Multinews).


Mesmo com nenhum caso de transmissão aérea identificado da doença, o Centro de Controle recomenda que “as pessoas infectadas com varíola dos macacos usem máscara se precisarem estar perto de outras pessoas em suas casas, se houver probabilidade de contato próximo e cara a cara”. O equipamento de proteção individual (EPI) também é recomendado para os profissionais de saúde e pessoas que possam ter contato com contaminados.

Varíola dos macacos no Brasil

Na quinta-feira (9) o Instituto Adolfo Lutz confirmou o primeiro caso da monkeypox em território nacional. O paciente é um homem de 41 anos, da cidade de São Paulo, que viajou recentemente à Espanha e Portugal. Após o resultado positivo do teste para a doença o paciente foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista, mas apresenta bom estado clínico. Amigos e familiares que tiveram contato com o paciente também estão sendo monitorados.

Foto Destaque: Passageiros e tripulação usam máscaras em avião para evitar transmissão de vírus. Foto: Reprodução/National Geographic. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo