Mundo Pet

Especialistas apontam que os pets correspondem a demonstrações de afeto

Segundo a adestradora Cassia Santos, o convívio cotidiano com um cachorro é a principal forma de descobrir os diversos sinais de afeto que ele demonstra por seu dono.

07 Nov 2022 - 12h14 | Atualizado em 07 Nov 2022 - 12h14
Especialistas apontam que os pets correspondem a demonstrações de afeto Lorena Bueri

Com apenas 2 anos de idade, Flora já cuida dos cachorros junto com sua família. Eles residiam em apartamento, mas mudaram para casa para conceder mais espaço para os animais de estimação.

A família possui dois cães adotivos, Ângelo, um vira-lata caramelo de 28 kg, e Tutu, um spitz alemão, com 3 kg. A pequena diz que eles amam ração, mas não resistem a uma sopa, são super dóceis, mas adoram roubar uma carninha e açaí.

Flora nasceu na pandemia e seus pais acharam por bem deixar os cachorros longe de casa, receosos com a possibilidade de eles levarem o vírus para casa. Porém, o pediatra da menina alertou ser imprescindível a relação da criança com os animais, por evitar doenças respiratórias, ajudar na socialização e no desenvolvimento.

Assim, a família levou os bichinhos de volta para casa e todos convivem muito bem. Os cães já ficam esperando a filha do casal voltar da escola.  "O Ângelo já dá uma lambidona na cara dela. Ela adora 'lambeijos', fica feliz, corre no quintal. É como uma relação de irmãos," diz o pai da criança.

A veterinária Paula Castro diz que os animais são cativados por meio do amor demonstrado pelos humanos: "Eles demonstram isso quando são felizes perto de nós, brincam e pedem carinho. Se um animalzinho é tratado com amor, ele sempre dará amor em troca. A gente sabe que eles nos amam quando buscam sempre ficar pertinho", conclui.


Momento fofo protagonizado por uma criança e seu animal de estimação. (Foto: Reprodução/Instagram)


Segundo a adestradora e consultora comportamental da equipe "Cão Cidadão", Cassia Santos, o convívio cotidiano com um cachorro é a principal forma de descobrir os diversos sinais de afeto que ele demonstra por seu dono. Ela comenta: “Eu não sou adepta a uma ‘linguagem universal do afeto canino’, mas, acredito, sim, em comportamentos e posturas que vão se desenvolvendo ao longo da convivência, e acabam sendo sinais específicos da relação afetiva entre aquele cão e aquele humano”, finalizou.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo cientista americano Gregory Berns, que analisou as reações cerebrais dos cães a comandos dados pelos humanos, só foi reforçado o que a adestradora Cássia disse. Por meio de exames de ressonância magnética, Berns estudou as atividades ocorridas no cérebro dos peludos, e obteve resultados que renderam o livro How Dogs Love Us.

Foto Destaque: Criança em momento carinhoso com seu cachorro. (Foto: Reprodução/Instagram)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo