Beleza

Especialistas afirmam que óleos ajudam a manter a hidratação da pele

Dermatologistas afirmam que introduzir somente o óleo na rotina de cuidados com a pele não traz a hidratação desejada. Deve-se investir em outros produtos com ativos próprio para essa finalidade, visto que o óleo só funciona como selador

3 min de leitura
05 Fev 2022 - 11h26 | Atualizado em 05 Fev 2022 - 11h26

Nesta nova tendência de skincare, os óleos estão cada vez mais sendo introduzidos na rotina de cuidados com a pele, principalmente por aqueles que querem trazer uma maior hidratação. Entretanto, muitos questionam se esse produto específico realmente cumpre essa determinada função, ou se é somente um mito.

Em resposta, segundo o cosmetólogo Ron Robson em entrevista a Glamour, ele afirma: “os óleos não adicionam água, eles são agentes hidratantes. Os óleos retém a água já presente no cabelo e na pele, não adicionam, por isso eles não hidratam, mas são agentes hidratantes.” Ou seja, ele pode não adicionar água, mas segura o que está na pele, mantendo a hidratação. 

“Os óleos têm efeito emoliente, que reduzem o ressecamento e a perda de água”, complementa a cosmetóloga Krupa Koestline. “Já ingredientes como o ácido hialurônico, por exemplo, são umectantes e captam água enquanto penetram na pele”, complementa. Em suma, eles são feitos a partir de uma molécula de glicerina e mais três de ácidos graxos. Basicamente, são os lipídios incluídos na fórmula que podem alterar suas funções e deixá-lo com um teor maior ou menor de hidratação.


Rotina de skincare. (Foto: Reprodução/Shiny Diamond/Pexels)


Em um dos seus processos que os óleos atuam como agentes hidratantes é “criando uma barreira oclusiva que ajuda a manter a hidratação”, declara a dermatologista Marisa Garshick. Contudo, esse não é o único método de atuação, já que, de acordo com Robson, esse item também pode ser bastante emoliente e capaz de deixar a pele com viço, vedando a hidratação. “Isso, assumindo que a pele foi hidratada antes da aplicação do óleo”, finaliza.

Todavia, especialistas enfatizam que o uso de óleos puros não é a melhor escolha para manter a pele hidratada. “Hidratantes costumam ter agentes umectantes e emolientes que, ao mesmo tempo que penetram na pele, levando água, também protegem que ela vá embora”, detalha o dermatologista Jeffrey Fromowitz. “Por isso é tão importante manter tanto um óleo, como um hidratante convencional na sua rotina”, explica Fromowitz.

Substituindo os hidrantes tradicionais, o dermatologista Jeffrey elucida como implementar os óleos na sua rotina: “Os óleos podem ser usados algumas vezes na semana, geralmente à noite e depois da limpeza da pele, para manter a pele hidratada e os produtos que você aplicou antes no lugar”, informa em entrevista a Glamour. Isto é, o óleo colabora no processo de skincare, mas sozinho ele não tem tanta eficácia, visto que ele funciona como um selador. O ponto-chave é comprar produtos com bons ativos e ingredientes umectantes e se manter hidratado, pois o consumo da água também é essencial nesses casos.

 

Foto Destaque: Mulher usando óleo no rosto. Reprodução/Mikhail Nilov/Pexels

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo