Saúde

Especialista traz o impacto da vitamina B no nosso cérebro

Em entrevista a BBC Mundo. a especialista Uma Naidoo Psiquiatra Nutricional da Escola de Medicina da Universidade de Havard explica a importância da Vitamina B para manter o cérebro saudável.

15 Out 2022 - 20h35 | Atualizado em 15 Out 2022 - 20h35
Especialista traz o impacto da vitamina B no nosso cérebro Lorena Bueri

De acordo com muitos especialistas a alimentação é algo que pode contribuir para que se possa manter o cérebro saudável, entretanto é necessário que se haja uma dieta rica em vitaminas e a principal delas é a vitamina B. Segundo Uma Naidoo Psiquiatra Nutricional da Escola de Medicina da Universidade de Havard, todas possuem algum elemento que colaboram e agem para benefícios do cérebro, sendo que as vitaminas B1, B9 e B12, estão relacionadas diretamente, as outras auxiliam em funções corporais. " Elas têm benefícios que vão além do cérebro, mas todas têm algum elemento que contribui". Explicou a especialista durante entrevista para a BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.


Uma Naidoo divulgando seu livro. (Foto: Reprodução/Chef Uma MD)


 Oito tipos de vitaminas B 

As vitaminas do complexo B não só tem impacto direto no cérebro, como também no metabolismo celular, prevenção de infecções e até na energia, ajudando a manter o corpo saudável e possuem oito tipos: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. "Uma das minhas favoritas, da qual eu falo o tempo todo, é a vitamina B-9, o ácido fólico. Ela participa da atividade dos neurotransmissores, da formação do DNA e da desintoxicação celular". Explicou Uma Naidoo, ela ainda reforça a importância da vitamina B1 (Tiamina), que nos ajuda a obter energia por meio do metabolismo de diferentes nutrientes e atribuições básicas das células. "Um baixo nível de tiamina pode levar a uma função cognitiva deficiente, bem como a outros problemas no corpo", e da vitamina B12 (Cobalamina), fundamental na formação de glóbulos vermelhos e também ajuda nas funções e desenvolvimento cerebrais e sistema nervoso. "Ela faz coisas mais específicas, como auxiliar na quebra da homocisteína, uma proteína prejudicial ao coração que também pode levar a alguma forma de demência"

Alimentos, quantidade correta  

Uma Naidoo conta que as vitaminas podem ser encontradas em diversos alimentos, dentre eles os alimentos leguminosos como feijão, lentilhas, ervilha, grãos, soja entre outros. O salmão que possui as vitaminas B2, B3, B6 e B12. Os ovos, ricos em B7. Os iogurtes naturais que detém probióticos, ela aconselha a misturar frutas naturais devido ao fato de os industrializados não fazerem bem ao cérebro. Além das verduras, devido a riqueza de ácido fólico. "Quanto mais verdes, melhor" e sementes de girassol que podem ser incorporadas as saladas já que possuem vitamina B5. "Vinte porcento do valor diário recomendado dessa vitamina pode ser obtido com apenas 28 gramas dessas sementes". Sobre uma quantidade correta ela recomenda uma dieta alimentar equilibrada e saudável. "Tente incluir vários alimentos em uma dieta saudável e equilibrada. Não coma apenas feijão, não coma apenas vegetais de folhas verdes, porque você perderá as outras sete vitaminas B". 

Cuidados com excesso 

É importante salientar que em excesso, diferentes vitaminas - incluindo a B - podem ter efeitos secundários prejudicais por isso é necessário ter muito cuidado. "Acreditar que comer ou beber a mais delas será mais benéfico é muitas vezes um mito. Use a quantidade recomendada e adote uma alimentação saudável". Salientou. 

Quem é Uma Naidoo 

Uma Naidoo é uma psiquiatra licenciada pela Harvard Medical School, especialista em nutrição e chef profissional norte-americana. É ainda reconhecida pela Associação Americana de Psiquiatria como a primeira psiquiatra nutricional. Além disso é diretora do programa de psiquiatria nutricional e de estilo de vida do Massachusetts General Hospital. Ela escreveu o livro "This is your brain on food", sendo como um guia trazendo alimentos que ajudam no funcionamento do cérebro e do corpo. 

Foto destaque: Representação do cérebro em giz. Reprodução/Freepik Br

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo