Saúde

Especialista fala sobre gravidez de homens transgêneros

Segundo médica, ter um filho biológico é perfeitamente viável para essas pessoas, desde que elas ainda não tenham se submetido à cirurgia de redesignação sexual

23 Fev 2023 - 12h30 | Atualizado em 23 Fev 2023 - 12h30
Especialista fala sobre gravidez de homens transgêneros Lorena Bueri

A gravidez não é um privilégio da mulher cisgênero. Homens transgênero e trans masculinos podem engravidar e isso tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque os homens transexuais são pessoas que nasceram com a genitália (vagina) e órgãos reprodutores femininos; porém, ao longo de seu desenvolvimento, perceberam que não se identificavam com o gênero feminino. 

“A gravidez é perfeitamente viável para essas pessoas, desde que elas ainda não tenham se submetido à cirurgia de redesignação sexual, ou seja, retirada dos órgãos reprodutivos”, afirma Dra. Anaísa Dantas, ginecologista, obstetra e membro da AMCR (Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana do Brasil).

Ela lembra que a cirurgia não é uma regra, uma vez que depende de como cada pessoa se sente em relação aos órgãos com os quais nasceu. “Uma pessoa não é menos transexual porque decidiu não fazer uma cirurgia. A transexualidade é sobre como a pessoa se vê e não sobre o órgão genital que ela carrega", ressalta a médica.

Sendo assim, uma vez que os órgãos reprodutores femininos são mantidos, o homem trans tem a possibilidade de engravidar e gerar um filho, assim como acontece com uma mulher. Mas a médica alerta sobre a necessidade de pausar o processo de hormonização antes da gestação. Segundo a especialista, os hormônios podem levar à infertilidade definitiva.

“Homens trans que tenham desejo de engravidar precisam interromper o uso da testosterona para que suas funções reprodutivas voltem a acontecer”, avisa Dra. Anaísa.

Outra possibilidade levantada pela médica é o congelamento dos óvulos antes de fazer uso da testosterona. “Isso é possível, mas infelizmente ainda não está disponível no SUS, somente em clínicas particulares”, informa.

O primeiro caso de um homem transexual grávido aconteceu nos Estados Unidos, em 2008. O americano Thomas Beatie resolveu engravidar após descobrir que a esposa era estéril. Ele recorreu a um banco de sêmen e gerou o próprio filho.

Beatie disse à revista britânica The Advocate que "querer ter um filho biológico não é um desejo feminino ou masculino, mas sim um desejo humano”. Ele acrescentou que, quando o casal decidiu ter um filho, ele parou de tomar suas doses regulares de testosterona e voltou a ovular naturalmente, não sendo necessário o uso de nenhuma droga para aumentar a fertilidade.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo