Bem Estar

Especialista Rafael Mariano explica porque cada vez mais jovens estão desmotivados e frustrados

Pesquisa revela que mais de 10 milhões de jovens entre 15 a 25 anos não estudam e nem trabalham

03 Out 2022 - 20h22 | Atualizado em 03 Out 2022 - 20h22
Especialista Rafael Mariano explica porque cada vez mais jovens estão desmotivados e frustrados  Lorena Bueri

Impulsionados pela pandemia, cada vez mais jovens vêm enfrentando dificuldades em relação ao futuro. Se antes a principal queixa era sobre como conciliar o trabalho e o estudo, hoje enxergamos uma juventude que não conseguem se colocar no mercado de trabalho, se decidir em relação a uma carreira e buscar novas oportunidades de vida.

E isso afeta muito no espírito e emocional do jovem, com muitos se sentindo como algo “de pouca utilidade” ou sem rumo. É o que mostra os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde é revelado que cerca de 10,5 milhões de jovens nem estudam, nem trabalham, sendo quase 24% da população de 15 a 29 anos.

O principal problema do jovem que não consegue estudar e escolher uma profissão é a falta de diálogo dentro de casa e de instrução dentro das instituições de ensino. Essas são duas peças que podem mostrar o caminho e a realidade para o jovem. É preciso que ensinem sobre os altos e baixos da vida. Não é escolher uma profissão, e sim carreira”.


(Foto: Reprodução)


Quem explica isso é Rafael Mariano, que trabalha como mentor e palestrante em todo Brasil falando com os jovens sobre suas necessidades. Segundo ele, a falta de um auxílio vem da adolescência e vai até a fase adulta, com esse indivíduo não tendo uma base para com que se espelhar e buscar. Isso faz muitos usarem personalidades que estão fora de sua bolha como exemplos a serem seguidos, principalmente nas redes sociais com influencers.

E é nisso, na falta de exemplos e campanhas motivacionais, que podemos explicar os números de evasão escolar e índices de desemprego. De acordo com Rafael, aí entra o papel não apenas da família e amigos, mas também do governo em promover campanhas e ações de incentivos.

Ações instrutivas de vida podem ajudar, além de abrir portas para cursos técnicos. Acredito que o governo pode ajudar, principalmente para diminuir essa taxa de desemprego e desmotivação. E conversar com amigos e familiares também é fundamental, pois eles podem mostrar o futuro para uma profissão e novas realidades para esse jovem”, explica.

 

Sobre Rafael Mariano:

Nascido em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Rafael Mariano é filho de mãe professora de matemática e pai contador. Web Designer, radialista, empresário e piloto de helicóptero, se destacou como educador, no qual dedica seus conteúdos no Instagram que tem mais de 100 mil seguidores. Com quatro cursos e mais de 40 palestras, ele tem como foco de vida compartilhar suas experiências e orientar os mais jovens sobre sonhos, riscos e motivações para uma carreira de sucesso.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo