Esportes

Espanha é supreendida e perde diante de um espirituoso Japão

Muita celebração e sentimento de garra, de superação. O Japão fez valer o espírito samurai e bateu a poderosa Espanha de forma improvável. Ambas seleções acabaram classificadas.

01 Dez 2022 - 20h00 | Atualizado em 01 Dez 2022 - 20h00
Espanha é supreendida e perde diante de um espirituoso Japão Lorena Bueri

Quando muito se esperava de Alemanha e Espanha no grupo E, quem deu as cartas foi a seleção do Japão. Mesmo com a derrota diante da Costa Rica no segundo jogo, os japoneses bateram os campeões mundiais e assim garantiram a classificação como líder e melhor equipe dentro do grupo da morte.

Primeiro Tempo



Morata acerta cabeçada letal para abrir o marcador diante da Espanha. (Foto: REUTERS/Susana Vera)


A seleção da Ásia mesmo com inferioridade técnica por pouco não abriu o placar aos 8 minutos quando após pressão na saida de bola espanhola, Ito por muito pouco não abriu o marcador. A Espanha mesmo com posse de bola superior a 70% em boa parte do jogo, só assustou esporadicamente com Nico Williams pelo lado direito de ataque.
Com o passar do tempo a Roja passou a ter mais controle e ímpeto ofensivo o que tardou mas logo acabou resultando em gol: com um bom cruzamento para área, Morata (livre de marcação) cabeceou completamente livre para fazer o 1 a 0. A partir daí a partida ficou mais tranquila e Morata demorou para ter outra boa chance, que acabou não levando muito perigo a meta japonesa
Os minutos restantes do primeiro tempo se resumiram a Espanha mantendo a posse e um Japão tentando, sem sucesso, fazer algo de forma desorganizada e sem valorizar o pouco tempo de bola que teve.

Segundo tempo



O gol salvador contou com a participação do VAR, acionado para analisar se a bola saiu ou não. (Foto: REUTERS/Jennifer Lorenzini)


No segundo tempo de partida a postura foi outra por parte dos nipônico: Kaoru Mitoma, Takuma Asano e Ritsu Doan,  foram a campo e assim o Japão mudou e passou a atacar mais, a pressionar. A correção feita pelo treinador Hajime Moriyasu fez seus comandados renascerem na partida e logo o empate veio com Doan (se aproveitando de uma saída de jogo errada dos espanhois que subestimaram os rivais da Ásia) que contou com a falha do goleiro Unai Simón.
O que era perfeito como um conto de fadas, poderia ficar ainda melhor e ficou. O Japão foi corajoso, espirituoso e ousado para atacar uma seleção mundial arrancar uma virada improvável com participação do VAR: Mitoma salvou uma bola que aparentemente parecia perdida e escorou para o meio da área onde Ao Tanaka de cabeça escorou para o fundo das redes e marcou o gol da virada nipônica, deixando o jogo em 2 a 1.
A partir daí o jogo virou um bombardeio espanhol com muito toque de bola e pressão. O goleiro Gonda nos descontos finais apareceu para salvar uma bomba em chute de fora da área e depois em arremate cruzado de Olmo e foi só, o Japão passou e liderou o grupo da morte. O espírito samurai gritou na alma de cada jogador japonês, merecedores da mágica vitória.

Na próxima fase o Japão encara a Croácia, na segunda feira (05) ao meio dia. A Espanha por sua vez jogará no mesmo horário mas no dia seguinte diante do Marrocos.

Escalações
JAPÃO: Gonda; Itakura, Yoshida e Taniguchi; Ito, Morita, Tanaka (Endo) e Nagatomo (Mitoma); Kubo (Doan), Kamada (Tomiyasu) e Maeda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu
ESPANHA: Unai Simón; Azpilicueta (Carvajal) e Rodri, Pau Torres e Baldé (Alba); Busquets, Gavi (Ansu Fati) e Pedri; Nico Williams (Ferrán Torres), Dani Olmo e Morata (Asensio). Técnico: Luis Enrique

 

Foto destaque: Virada histórica e um dos mais bonitos capítulos da história esportiva em solo japonês. Buda Mendes/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo