Saúde

Escorpião amarelo é encontrado em hospital das Clínicas em Belo Horizonte

Escorpiões são encontrados em Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, segundo funcionários, os animais estariam vivendo na área deste outubro de 2022.

03 Fev 2023 - 20h58 | Atualizado em 03 Fev 2023 - 20h58
Escorpião amarelo é encontrado em hospital das Clínicas em Belo Horizonte Lorena Bueri

Na manhã desta sexta-feira (3), escorpiões foram avistados na parte interna do hospital das clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, em Belo Horizonte.  De acordo com os funcionários do hospital, os animais estão circulando desde outubro de 2022 na área de nutrição dietética (SND). Eles já foram vistos na sala de descanso dos médicos, vestiários do término e dentro dos banheiros. 


Escorpião encontrado na área interna do hospital (foto/reprodução: Redes sociais/g1)


Um funcionário revelou o tecido picado pelo inseto sendo encaminhado para o hospital de pronto-socorro João XXIII. A situação já teria sido relatada à administração do hospital. Segundo os funcionários, no mês de novembros lacres foram colocados nos ralos e placas alertando sobre a presença dos escorpiões foram colocadas pelo hospital, mas a medida não solucionou o problema. 

A Empresa Brasileira de Serviço Hospitalares (EBSERH) disse que segue o programa para controle de pragas permanente nas suas instalações também é adotado protocolo específico para solucionar o problema, desde vistorias ao ambiente e até conscientização de como lidar com a situação para o público. Mesmo com o alerta, o hospital localizado na região centro su de Belo Horizonte,  segue funcionando normalmente.  

O animal vive em ambientes com pouca luz, úmidos e com a presença de insetos, especificamente as baratas para se alimentar.  O veneno do escorpião chama atenção pela rapidez em quadros neurotóxicos graves, principalmente em crianças e idosos. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, nos casos mais leves é comum sentir dor intensa, ardência e inflamação no local. Nos casos moderados existe a presença de náusea, vômito, aumento dos batimentos cardíacos. Em quadros graves a presença de vômito em excesso, agitação, confusão mental, sonolência e espasmos. 

O tratamento varia para o tipo de escorpião, em alguns casos o tratamento é feito com analgésicos, compressa de água morna e repouso. O escorpião amarelo possui um veneno altamente tóxico, podendo levar a vítima à morte. Ao ser picado por um escorpião, procure ajuda médica imediatamente.

Foto Destaque: placas alertando sobre a presença dos animais em banheiro do hospital (créditos: redes sociais/g1)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo