Saúde

Escócia é o primeiro país do mundo a legalizar produtos menstruais gratuitos

Escócia sai à frente de outros países no combate à pobreza menstrual. Segundo nova lei, mulheres e pessoas que menstruam podem obter absorventes gratuitamente.

16 Ago 2022 - 15h20 | Atualizado em 16 Ago 2022 - 15h20
Escócia é o primeiro país do mundo a legalizar produtos menstruais gratuitos Lorena Bueri

O projeto de lei para ofertar gratuitamente produtos menstruais em prédios públicos, o primeiro do tipo no mundo, foi aprovado por unanimidade pelos legisladores escoceses. O texto legal foi concebido em abril de 2019 pela deputada trabalhista Monica Lennon. Tornou-se lei em janeiro de 2021, mas só entrou em vigor na última segunda-feira, dia 16.

A lei virou notícia por ser considerada um marco na luta global contra a pobreza menstrual. Só na Escócia, 20% das mulheres não podem usar produtos de higiene durante a menstruação. Agora, escolas, faculdades, universidades e prédios públicos precisam garantir que os produtos estejam disponíveis.


Monica Lennon, segunda à esquerda, acompanhada por apoiadores do projeto de lei Period Products. (Reprodução/The Press and Journal)


“Estamos de pé sobre os ombros de gerações anteriores de feministas, sindicalistas e ativistas pela igualdade”, afirmou a parlamentar Mônica Lennon, autora da lei.

Ela ainda seguiu pontuando: “A menstruação nunca deve ser uma barreira para a educação ou empurrar alguém para a pobreza. Mulheres, meninas e todas as pessoas que menstruam merecem dignidade menstrual. O projeto de lei é prático e progressivo”


"Orgulhosa do que alcançamos na Escócia. Somos os primeiros, mas não seremos os últimos", afirma Monica Lennon. (Reprodução/Twitter)


Afinal, o que é pobreza menstrual?

A pobreza menstrual não é um problema apenas dos países em desenvolvimento. Globalmente, estima-se que cerca de 500 milhões de pessoas menstruadas não têm acesso a produtos menstruais e recursos de saúde relacionados.

Satisfazer as necessidades básicas - comida, água, abrigo - é uma base necessária para a saúde e o bem-estar. A higiene menstrual também é considerada uma necessidade básica.

Embora a grande maioria das evidências de pobreza menstrual se concentre nas experiências de mulheres e meninas em países de baixa e média renda, novas pesquisas sugerem que a incapacidade de comprar produtos menstruais tornou-se uma preocupação comum também entre países de alta renda.

No caso brasileiro, a pobreza menstrual piorou durante a pandemia de Covid-19, comprometendo ainda mais a saúde e qualidade de vida das pessoas que menstruam.

Como a pobreza menstrual afeta a saúde?

A pobreza menstrual é um reflexo da desigualdade social, além de ser um sério problema de saúde.

Maior risco de infecções e doenças

Sem acesso a produtos básicos de higiene, como tampões ou absorventes, copos ou calcinhas menstruais, muitas recorrem a qualquer alternativa disponível. Usam trapos de roupas velhas, lenços dobrados, papel higiênico, jornais, algodão e até miolos de pão, como foi relatado por Nana Queiroz em sua obra “Presos que menstruam”.

Isso pode levar a infecções de pele, da vulva, candidíase e DIP (doença inflamatória pélvica), que podem causar sérios problemas de saúde.

Prejuízos à saúde mental

Em um estudo de 2021 nos Estados Unidos, descobriu-se que 68,1% das pessoas em pobreza menstrual relataram sintomas depressivos. Em tais situações, as pessoas geralmente relatam vergonha, constrangimento e até culpa. Fora isso, o estigma de se sentir sujo.

Restrições à vida social, trabalho e educação

Muitas meninas em idade escolar não podem frequentar a escola durante o período letivo devido à falta de acesso à infraestrutura básica de saúde. No Brasil, uma em cada quatro meninas é afetada pela falta de acesso a produtos menstruais.

Com isso, não só o desempenho escolar fica prejudicado, como também deixam de participar de atividades de socialização e desenvolvimento profissional.

 

Foto destaque: Produtos de higiene menstrual. Burin Kul. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo