Saúde

Esclerose Múltipla: Conheça a doença que afeta a atriz Guta Stresser

Esclerose múltipla é pouco conhecida, mas traz complicações para toda a vida do paciente. Doença chamou atenção após relatos da atriz Guta Stresser, que convive com a doença.

3 min de leitura
21 Jun 2022 - 20h40 | Atualizado em 21 Jun 2022 - 20h40

A atriz Guta Stresser, conhecida por interpretar a personagem Bebel em “A Grande Família”, ela, que sofre de esclerose múltipla, revelou recentemente em entrevista que tem tido perdas de memória, além de outros sintomas da enfermidade. O caso chamou a atenção do público, especialmente por não conhecerem a fundo a doença que, segundo o Ministério da Saúde, afeta em especial pessoas entre 18 e 55 anos de idade.

O que é a esclerose múltipla?

A esclerose múltipla é uma doença neurológica, autoimune, crônica que causa perdas neurais e inflamação. Seus sintomas mais comuns são, fadiga, inesperada e desproporcional aos esforços, perda de equilíbrio e coordenação corporal, pode gerar ataxia - dificuldade para andar, tremores e desequilíbrio, déficits cognitivos, memórias e execução de tarefas são afetadas, e transtornos sexuais, perda de sensibilidade, disfunção erétil em homens e redução da lubrificação vaginal em mulheres.

Seus primeiros sintomas podem ser confundidos com um AVC - acidente vascular cerebral, por isso é preciso consultar um médico especialista para obter um diagnóstico mais preciso e exato.

Suas causas ainda são desconhecidas, algumas hipóteses sugerem que o próprio sistema imunológico seja o responsável por afetar os tecidos do sistema nervoso, predisposição genética também pode ser um fator de risco para alguém desenvolver a esclerose múltipla.


Esclerose Múltipla (Foto: Reprodução/ Divisão de Fisioterapia ICH)


Como funciona o tratamento?

Esclerose múltipla não tem cura, mas o tratamento para a doença tem dois objetivos principais: Aumentar o intervalo entre surtos e reduzir a fase aguda da doença. São usados imunossupressores e imunomoduladores utilizados no tratamento, mas para atingir os benefícios integrais do tratamento é essencial que o diagnóstico seja rápido, quanto mais cedo ele for feito, maiores são as chances de controlar a doença.

Caso o tratamento seja negligenciado, a doença pode ser fatal, causando complicações que podem inviabilizar a vida, como infecções pulmonares, urológicas e dificuldade na deglutição.

 

Foto Destaque: Atriz Guta Stresser revela diagnóstico de esclerose múltipla. Reprodução/ Diário da Manhã.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo