Saúde

Enxaqueca: Dor de cabeça pode ser alerta para uma série de problemas de saúde

As enxaquecas podem até ser banalizadas por grande parte da população, mas o que a princípio parece extremamente comum pode ser um indicador de doenças graves.

12 Mai 2022 - 21h40 | Atualizado em 12 Mai 2022 - 21h40
Enxaqueca: Dor de cabeça pode ser alerta para uma série de problemas de saúde Lorena Bueri

O que é a enxaqueca?

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça com base biológica que causa recorrentes cefaleias unilaterais ou bilaterais, podendo variar de intensidade, geralmente afeta mais as mulheres do que os homens.

Os sintomas mais frequentes são dores latejantes, agitação, náuseas e hipersensibilidade à luz e som, sendo que nas mulheres os sintomas podem aumentar de intensidade nos períodos pré-menstruais e menstruais.

Maior risco de AVC

A incidência de Acidente Vascular Cerebral (AVC) é maior em pacientes que sofrem de enxaqueca, segundo estudos a relação pode estar ligada a um aumento da atividade de agregação plaquetária sanguínea que gera alterações nos vasos cerebrais e aumenta a chance da formação de coágulos nos vasos arteriais do cérebro.

Enxaquecas X Anticoncepcionais

Para as mulheres, cabe um alerta a mais, o risco de AVC em mulheres que já sofrem anteriormente de enxaqueca e fazem uso de alguns tipos de anticoncepcionais hormonais, recomenda-se cautela ao utilizar esses medicamentos e consultar um médico ginecologista para obter melhores recomendações.


Locais de manifestação dos sintomas de enxaqueca (Foto: Reprodução/ Unimed Rio Preto)


Diagnóstico e tratamento

A enxaqueca é diagnosticada por um médico especialista através do levantamento de histórico familiar e análise dos sintomas apresentados pelo paciente.

O tratamento de enxaqueca deve ser realizado o mais rápido possível para evitar a progressão e o agravamento dos sintomas e ter maior possibilidade de evolução. Geralmente a doença é tratada com analgésicos comuns ou, para pacientes que não respondem bem a esse tipo de medicação, os chamados triptanos, uma droga com mecanismos mais específicos de ação.

Mas atenção, o uso de medicamentos sem prescrição médica pode agravar o quadro e gerar até intoxicação podendo afetar diversos órgãos, o uso abusivo, mesmo com orientação médica, dessa medicação também pode causar danos ao paciente.

A prevenção é feita basicamente com mudanças no estilo de vida, alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, redução do consumo de cafeína e sono regular.

 

Foto Destaque: Mulher com enxaqueca. Reprodução/ IG Saúde.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo