Um novo método tem “feito a cabeça” das amantes de cuidados capilares, a lavagem tripla. E há opiniões de especialistas defendendo a técnica.
Lavar os cabelos é o tipo da atitude que se faz sem pensar muito. Já se perguntou qual o número ideal de vezes para lavar os fios durante o banho? Pois bem, repetir o processo de lavagem três vezes pode ser bom para manter os fios saudáveis, proporcionar uma limpeza mais profunda, evitando o acúmulo de sujeira ou até mesmo produtos que usamos nas madeixas. Garantindo fios mais brilhosos e saudáveis.
Muitos problemas que atingem o couro cabeludo têm sua origem na má higienização dos cabelos. Sabemos que diariamente expomos nossos fios à sujeira, poluição, resíduos, componentes duvidosos de alguns produtos cosméticos, além da própria formação de óleos natural do cabelo – esta última muito importante para a saúde dos fios, mas, claro, sem excessos. Todas essas variantes podem afetar negativamente a saúde e aspecto do cabelo, e é justamente esse problema que a técnica de enxágue triplo busca solucionar.
O processo de lavagem influencia muito na saúde dos fios. (Foto: Reprodução/Cleveland Clinic)
Outros cuidados importantes são lavar delicadamente com as pontas dos dedos, massageando o couro cabeludo e evitar lavar os fios em excesso, já que isso pode desequilibrar a produção de óleos natural dos cabelos, ressecando-os ou até mesmo gerando um efeito rebote.
Lembrando que, para ter seus cabelos no auge de seu potencial, é imprescindível que você cuide de sua saúde como um todo, respeitando aquele trio essencial e básico - sobre o qual já estamos “carecas de saber” - para uma qualidade de vida e também aparência mais saudável: consumir água o suficiente para seu organismo, manter uma alimentação saudável, praticar algum tipo de atividade física. Unindo esse trio maravilhoso com cuidados capilares – como seguir um cronograma capilar, por exemplo - e a técnica de enxágue triplo, você fará maravilhas por você e seu cabelo.
Foto destaque: O enxágue triplo faz maravilhas para o couro cabeludo. Reprodução/Shutterstock