Beleza

Envelhecimento da pele: Entenda os 7 marcadores desse processo

Envelhecimento da pele é marcado por diferentes questões que vão desde o seu estilo de vida a fatores externos. Uma lista com sete itens mostra os principais fatores que prejudica a saúde da pele.

18 Abr 2022 - 17h37 | Atualizado em 18 Abr 2022 - 17h37
Envelhecimento da pele: Entenda os 7 marcadores desse processo Lorena Bueri

O envelhecimento precoce da pele, pode ocorrer por diversos motivos, como pela exposição ao sol e poluição. Para compreender melhor quais fatores contribuem para isso, existe uma lista com sete itens que determina os principais fatores que prejudica a saúde da pele.

As empresas de cosméticos, desenvolvem produtos que possam desacelerar o envelhecimento do tecido cutâneo, por pesquisas elas procuram a melhor forma de lidar com: sol, açúcar, cigarro, estresse, sono, cuidados com a pele e com o envelhecimento natural da pele.

Sol

A exposição solar é o principal fator para o envelhecimento precoce da pele. Em entrevista para a revista L’Officiel, a professora do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, conta como o sol agride a pele. “A exposição solar crônica, sem a proteção adequada, leva a um dano cumulativo, inclusive no DNA celular; é isso que acelera o envelhecimento da pele, inflama o tecido cutâneo, causa manchas, piora o melasma e aumenta o risco de câncer de pele”, explica ela.

Ela também fala sobre o uso do protetor solar. “A aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição solar, e deve ser reaplicado ao longo do dia. E, em sua composição, é fundamental que tenha proteção eficiente contra as radiações UVA e UVB, mas também contra a luz visível e o calor (Infravermelho). É isso que chamamos filtro solar de amplo espectro”, esclarece a dermatologista.

Segundo ela os raios UVA, UVB, luz visível e o calor estão diretamente ligados ao processo inflamatório e à produção de enzimas que degradam o colágeno, resultando assim, em uma pele mais flácida, com rugas e manchas. Por isso, é recomendado o uso de um protetor solar que proteja tanto dos raios solares quanto da luz azul (emitidas por aparelhos eletrônicos) e que a aplicação seja usada em conjunto de produtos que contenham ação antioxidante como a vitamina c.

Açúcar

O consumo exagerado do açúcar pode aumentar o processo inflamatório do organismo, ele é considerado um vilão para o colágeno e elastina, já que elas se tornam endurecidas, perdendo a flexibilidade e capacidade de sustentação quando ocorre um processo chamado glicação (moléculas de açúcares e carboidratos unem-se a proteínas, fazendo com assim elas percam sua função, aumentando a produção de radicais livres, e isso causa perda de elasticidade, aumentando rugas e flacidez). Esse alimento também ocasiona o aparecimento de espinhas, obstrui os poros e dificulta a cicatrização da pele.

Para o tratamento é importante se consultar com um médico especialista, que pode indicar o melhor tipo de medicamento, que pode ser tópico ou oral.

Estresse

O estresse é responsável por causar diversos problemas, tanto psicológicos quanto físicos, e a pele é a primeira parte do corpo a sofrer com isso. Com o estresse o organismo libera mais radicais livres, responsáveis pela oxidação e envelhecimento precoce.

Para combater esses efeitos existem vários produtos no mercado como séruns e comprimidos que contém poderosos ativos, mas para isso é preciso o auxílio de um especialista, para ele poder achar uma solução que seja compatível com a pele e problema específico de cada pessoa.

Sono


Consequências da Falta de Sono (Vídeo: Reprodução/Youtube)


É durante o sono que o corpo recarrega as energias, e regenera as células. Porém, com o estresse e ansiedade do cotidiano ele pode ser afetado, prejudicando a produção dos hormônios, comprometendo a autodefesa da pele e o antioxidante natural.

Skincare

Ter uma rotina de cuidados com a pele é muito importante, é preciso seguir três passos básicos para mantê-la saudável e bonita, são eles: limpeza, hidratante e protetor solar. Essas etapas servem para todos os tipos de pele.

Cigarros

Ainda em entrevista para a L’Officiel, a dermatologista conta como o uso hábito de fumar cigarros pode afetar não só o rosto, mas todo o corpo. “Parar de fumar é fundamental para desacelerar o envelhecimento, minimizar complicações cirúrgicas e dermatológicas relacionadas ao tabagismo e melhorar as condições de saúde. Cada cigarro fumado é responsável por diminuir o fluxo de sangue para o tecido cutâneo e cabelos, o que afeta seriamente a nutrição dessas células".

Ela também alerta os fumantes passivos (não-fumantes, mas que ficam expostos às fumaças tóxicas do cigarro), nela está presente radicais livres com poder inflamatório.

Foto Destaque: Olivia Palermo, em um evento da Max Mara. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo